Sessão solene

Comando de Policiamento da Capital recebe homenagem na Câmara

Grupamento da Brigada Militar recebeu a Comenda Porto do Sol.

  • Outorga da Comenda Porto do Sol ai Comando de Policiamento da Capital CPC da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul,proposta pela Vereadora Comandante Nadia.
    Comandante Nádia (ao centro) entrega Comenda ao coronel Jefferson Jacques (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Outorga da Comenda Porto do Sol ai Comando de Policiamento da Capital CPC da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul,proposta pela Vereadora Comandante Nadia.
    Comandante Nádia (PMDB) foi a proponente da homenagem (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (24/10), uma sessão solene para outorga da Comenda Porto do Sol ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), da Brigada Militar. Segundo a proponente, vereadora Comandante Nádia (PMDB), o objetivo da homenagem é o reconhecimento e valorização de aspectos bem conhecidos no CPC, como hierarquia, disciplina, ética, coragem, resistência, responsabilidade e aprimoramento técnico-profissional. “Tudo isso garante à sociedade profissionais qualificados e comprometidos, objetivando o fortalecimento na sociedade do conceito de corresponsabilidade na construção, no fomento e na execução de medidas preventivas."

Nádia utilizou a tribuna do Plenário Otávio Rocha para enfatizar ainda que, neste ano em que a Brigada Militar completa 180 anos, não poderia deixar de homenagear o CPC. “É valorosa a homenagem que concedemos e é com muita alegria que nos sentimos honrados pelos feitos que o CPC realizou e continuará realizando por nossa Capital.”

A sessão solene foi presidida pelo vereador Cassio Trogildo (PTB), presidente da Câmara, e contou com a presença da vereadora Mônica Leal (PP) e do vereador João Carlos Nedel (PP), bem como do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’lago, do representante do Comando Militar do Sul, coronel Ataíde Barcellos Pereira, do comandante da Ala 3, major aviador Vinícius Martini Perez, do presidente da IBCM, Daniel Lopes dos Santos, do presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, do secretário chefe da Casa Civil, Fábio Branco, da delegada Sabrina Doris Teixeira e demais praças da Brigada Militar. 

Homenageado

O atual comandante do CPC, coronel Jefferson de Barros Jacques, disse estar lisonjeado por representar a corporação e destacou que ao CPC cumpre o papel fundamental na segurança pública da Capital, tendo por missão proteger as pessoas, fazer cumprir as leis, combater o crime e preservar a ordem pública. “Diante do exposto pela nossa vereadora, e considerando que o CPC presta um serviço exemplar para a sociedade gaúcha, garantindo a manutenção da ordem pública, julgo meritória a homenagem da Comenda Porto do Sol por este Legislativo municipal.”

O coronel ainda referiu que a iniciativa da sessão solene leva a refletir por que a instituição existe, pois exerce na sua plenitude um atendimento qualificado a população e inclusive interagindo com a Região Metropolitana de Porto Alegre. “Cumpre salientar o trabalho dedicado de cada comandante e cada soldado que leva diuturnamente sua farda defendendo a cidade”, explica.

Ao agradecer a homenagem, Jacques ressaltou que o ato renova o desenvolvimento do trabalho exercido. “Não se tem dia pacífico no CPC, passamos por muitas dificuldades, mas otimistas vamos cada vez mais renovando nossas ações junto à Capital. E fica aqui o nosso compromisso de sempre servirmos a nossa população”, finaliza.

Histórico do CPC

O CPC foi criado em 13 de agosto de 1974, sendo a sua instalação em 16 de setembro do mesmo ano, com a missão, à época, de responsabilidade pelo planejamento, pela supervisão e pela execução das missões constitucionais da BM na área metropolitana de Porto Alegre, de acordo com as diretrizes e as ordens do Comando Geral da Corporação.

Seu primeiro comandante foi o coronel João Aldo Danesi, sendo a primeira instalação física na Rua dos Andradas, 522, Bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. À época, contava com as seguintes Unidades Operacionais subordinadas: Centro de Operações Policiais Militares (Copom), 1º BPM, 3º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 4º RPMon e Cia. de Polícia de Choque – atual Batalhão de Operações Operacionais (BOE) –, atuando não só na Capital, mas em toda a Região Metropolitana.

Foi instalado em decorrência de um fato criminal que vitimara um profissional taxista na ocorrência de um roubo, o que determinou a primeira atuação desse CPC, em conjugação de esforços com os taxistas e forças da comunidade, na coordenação da ação de polícia ostensiva em operações de barreiras e fiscalização a veículos de aluguel, especialmente táxis e particulares.

Em 1978, desvincularam-se de suas Unidades Subordinadas os 3º, 5º e 8º BPM, deixando assim de atuar na Região Metropolitana e passando a atuar exclusivamente na área do Município de Porto Alegre. Em novembro de 1984, foram inauguradas as novas instalações do Copom, com novos equipamentos, dando início aos serviços do Subsistema de Despacho de Patrulhas (SDP).

No ano de 1990, o CPC recebeu adições em suas Unidades Operacionais subordinadas: Grupamento Aéreo (GPMA), o Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), subordinado ao BPChq (atual BOE). No ano de 1993, em decorrência da Portaria nº 05/PM1/93, passa a integrar o CPC, a Companhia PM Feminina (Cia. PM Fem), que, posteriormente, se desvinculou deste e passou a integrar o 1º BPM, na área do CPC.

Em 1998, fortes mudanças aconteceram: em 29 de janeiro é alterada sua denominação para Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), em decorrência da política de descentralização da Secretaria da Justiça e da Segurança à época, voltando à responsabilidade do planejamento, da coordenação, da supervisão e da execução do policiamento ostensivo em toda a Região Metropolitana de Porto Alegre.

Em 3 de fevereiro de 1998, o CPM muda-se para o 3º andar do prédio anexo ao quartel do Comando Geral da BM, juntamente, com o Copom. Em 8 de junho de 1998, em consequência da descentralização empreendida, surgem o Destacamento Especial do Centro (DEC) – oriundo do 9º BPM –, o Destacamento Especial do Partenon (DEP) e o Destacamento Especial da Tristeza (DET) – oriundos do 1º BPM –, e o Destacamento Especial do Sarandi (DES) – oriundo do 11º BPM. Em 30 de junho de 1998, passaram à subordinação do CPM o Destacamento Especial de Viamão (DEV), o Destacamento Especial de Cachoeirinha (DEC), o 17º BPM, a Cia de Guaíba, o Pelotão de Eldorado do Sul e o Destacamento Especial de Alvorada (DEA).

Ainda em 1998, em virtude do Decreto Estadual nº 39.050, de 20 de novembro de 1998, o CPM altera sua denominação para Comando Regional de Polícia Ostensiva – Área Metropolitana (CRPO/AM).

Em 1º de julho de 2002, o CPC muda-se para a sede localizada no prédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, sito à Rua Voluntários da Pátria, 1358, 5º Andar, Ala Sul, no Bairro Centro Histórico de Porto Alegre. Apesar de continuar a ser conhecido por CPC, diante das mudanças de denominações, foi em 4 de fevereiro de 2004, com o Decreto Estadual nº 42.871, que regulamentou a Lei de Organização Básica da BM, que o Comando passou a denominar-se, novamente, Comando de Policiamento da Capital.

Atualmente, o CPC está localizado na Avenida Aparício Borges, 2351, Bairro Partenon, Porto Alegre, e é composto por oito Unidades Operacionais Subordinadas: 1º BPM, 9º BPM, 11º BPM, 19º BPM, 20º BPM.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)