Comissão

Cefor retoma debate sobre o Mercosul na Câmara

Cefor discutiu retomada do Mercosul Foto: Elson Sempé Pedroso
Cefor discutiu retomada do Mercosul Foto: Elson Sempé Pedroso

A Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor) da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, nesta terça-feira (16/5), o presidente da Comissão de Relações Internacionais e Integração do Mercosul da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção RS (OAB/RS), Fábio Böckmann Schneider. Ele abordou as tentativas de integração entre Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai desde a criação do bloco, em 1991. A presença de Schneider fez parte do esforço pretendido pela Câmara de retomar os debates sobre o Mercosul.

O advogado lamentou que a integração prevista pelo Mercosul hoje, praticamente, se resuma às relações comerciais. Contribuem para esse enfraquecimento, segundo ele, fatores como níveis de corrupção alto, impunidade, má distribuição de renda e a inexistência de um Parlamento do Mercosul. Para Schneider, o panorama poderia ser modificado por meio de medidas como a construção de políticas públicas comuns de cooperação e o compartilhamento de informações. Dessa forma, haveria confiança e relações sociais e constitucionais estáveis.

Proponente da visita de Schneider, o vereador Adeli Sell (PT) sugeriu que, no segundo semestre, a Cefor promova um seminário sobre o Mercosul, “para trazer novas luzes sobre o tema, que tanto interessa ao Rio Grande do Sul”. Adeli propôs  que sejam  convidados para o evento debatedores das áreas jurídica, cultural, econômica e profissional, entre outras.

Além da presidente da Cefor, a vereadora Maristela Meneghetti (PFL), e de Adeli Sell, participaram da sessão os vereadores João Antonio Dib (PP), Professor Garcia (PPS) e Luiz Braz (PSDB).

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)