Comissão

ONG pede apoio da Cece para ampliar projeto esportivo

Melo e Manuela, da Cece, visitaram projeto esportivo desenvolvido na Glória Foto: Elson Sempé Pedroso
Melo e Manuela, da Cece, visitaram projeto esportivo desenvolvido na Glória Foto: Elson Sempé Pedroso

Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (Cece) estiveram nesta terça-feira (16/05) no Bairro Glória para conhecer a ONG Instituto Esporte Solidário, que funciona na Avenida Oscar Pereira. A Coordenadora da entidade, Maria Corrêa de Paula, informou que 86 crianças, entre sete e 14 anos, são atendidas diretamente pela ONG, havendo, ainda, uma lista de espera com 400 nomes. Disse que além de uma escolinha de futebol, são realizadas oficinas que contemplam temas como direitos humanos e a prevenção à gravidez precoce. Maria de Paula afirmou que está havendo dificuldades para obter o material esportivo necessário. O projeto desenvolvido pelo Instituto Esporte Solidário existe há três anos.

Observou que há dois meses as crianças estão sem bola para jogar. Também relatou a falta de voluntários na área da Educação Física e que o local onde são praticadas as atividades pertence ao Hospital Parque Belém. Convidou os vereadores a participarem de um evento que será realizado no próximo dia 27. Revelou que o seu grande sonho é atender as crianças de todas as idades e que gostaria da intermediação da Cece para que a entidade fosse incluída no projeto Segundo Tempo do governo federal. Também pediu a retomada das visitas pedagógicas do projeto Em Cada Campo uma Escolinha.

O vereador Sebastião Melo (PMDB) destacou o trabalho realizado. “Eu acredito nas ações das ONGs, que muitas vezes, desempenham um papel maior do de o poder público”, e se dispôs a mediar contatos para qualificar o Instituto. A presidente da Cece, Manuela d’Ávila (PCdoB), disse que a Comissão vai fazer contato com o secretário municipal de Esportes para que apóie as iniciativas da ONG. Quanto ao projeto Segundo Tempo, Manuela disse que primeiramente há a necessidade de acertar uma parceria com o Hospital Parque Belém para depois buscarem a integração da ONG ao projeto. A Cece também fará contatos com as faculdades de Educação Física para disponibilizar estagiários ao projeto. A Cece também é composta pela vice-presidente, Maristela Maffei (PSB), e pelos vereadores Haroldo de Souza (PMDB) e Sofia Cavedon (PT).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)