COMISSÕES

Cuthab trata sobre a preparação de Porto Alegre para os eventos climáticos

  • 2ª Reunião Ordinária da CUTHAB. Pauta: Preparação de Porto Alegre para os eventos climáticos. Proponente: Vereador Giovani Culau e Coletivo.
    Reunião foi presidida pelo vereador Giovani Culau e Coletivo (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • 2ª Reunião Ordinária da CUTHAB. Pauta: Preparação de Porto Alegre para os eventos climáticos. Proponente: Vereador Giovani Culau e Coletivo.
    Comissão ouviu representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e da CEEE Equatorial (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Na manhã desta terça-feira (20/02), a Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal deu início aos trabalhos em 2024, tendo como tema a preparação de Porto Alegre para os eventos climáticos. A reunião foi conduzida pelo presidente da comissão, vereador Giovani Culau e Coletivo (PCdoB).

Culau iniciou a reunião enfatizando a urgência de discutir e trazer soluções para as mudanças climáticas no município: “Vivemos uma nova realidade climática, marcada por uma crise profunda que é consequência das alterações climáticas, muitas vezes tratadas com descaso e negacionismo”, afirmou. A representante da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA), Ângela Comunal, enfatizou os desafios enfrentados pelos bairros da cidade após as chuvas ocorridas nos últimos meses, e afirmou que houve falta de preparo do município para lidar com as consequências desses eventos.

O diretor-geral da Defesa Civil, Evaldo Rodrigues, explicou que, em um período de um ano, a instituição passou por uma reestruturação, tanto na infraestrutura, quanto na forma de atuação na cidade. O órgão foi deslocado para o gabinete oficial do prefeito Sebastião Melo (MDB), para poder ampliar os seus trabalhos. Em sua fala, Rodrigues destacou a necessidade da participação comunitária na prevenção de eventuais consequências de desastres naturais: “Precisamos falar em prevenção e em preparação, mostrar às comunidades os riscos a que elas estão submetidas e levar orientação e serviços, de forma a minimizar os impactos desses efeitos climáticos”. 

O superintendente técnico da CEEE Equatorial, Júlio Hofer, falou sobre as dificuldades de manter a arborização da cidade sem prejudicar as fiações elétricas. Ele destacou a conduta de atuação da empresa com o treinamento de equipes e a intervenção em locais na qual a vegetação entra em contato com a rede. Além disso, explicou que a empresa está fazendo a substituição da fiação atual por cabos ecológicos, para evitar a queda da rede durante temporais. Por fim, pontuou a necessidade da regularização fundiária na Capital para uma melhor qualidade de vida dessas comunidades. 

O representante da Defensoria Pública, defensor Rafael Pedro Magagnin, ressaltou a atuação do órgão em eventos extraordinários em localidades atingidas. Em sua fala, pontuou os desafios enfrentados pela instituição na reparação de equipamentos e na perda de perecíveis nos temporais de janeiro. Por fim, chamou atenção para a necessidade da prevenção e de levar informação à população. “Nós sabemos quais são os períodos em que há uma intensidade maior em eventos climáticos. As pessoas devem ser devidamente informadas sobre como proceder e buscar essa reparação”, cobrou. 

Ao final, o presidente da Cuthab propôs, como encaminhamento, a formação de um grupo de trabalho, com base nas contribuições da população, para fiscalizar as demandas da cidade e encaminhar sugestões ao Executivo. Giovani Culau destacou a necessidade de uma movimentação da comissão para votar em regime de urgência acerca do fundo encaminhado para a Câmara Municipal com o intuito de criar um plano de contingência para o município. “É preciso encarar esse tema como prioridade em 2024”, enfatizou o vereador. 

Texto

Laura Paim da Silva (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)