Plenário

Comunicação Temática aborda importância da Uergs no ensino público

Periodo de Comunicações.A importancia da Universidade Estadual do Rio Grande Do Sul.UERGS.
Câmara abriu espaço na sessão de hoje para destacar o trabalho da Uergs (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Importância da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) foi o assunto discutido durante o período de Comunicação Temática desta quarta-feira (26/4), na Câmara Municipal de Porto Alegre. A convite da vereadora Sofia Cavedon (PT), compareceram ao plenário a reitora, Arisa Araújo da Luz, o diretor regional do Campus 1, Vinicius Cursio, e o presidente do diretório dos estudantes, Ederson Ferreira, para ser destacar os trabalhos da universidade.  

Em seu discurso, Arisa Araújo contou um pouco da história da universidade. Fundada em 20 de julho de 2001, a Uergs vem alcançando vários reconhecimentos, tanto em nível nacional como internacional. De acordo com Arisa, a Uergs é a 30º universidade no Brasil e a terceira melhor em graduação do Estado. “Isso nos mostra a importância da Uergs. Nos dá a certeza de que criar uma universidade para o povo gaúcho foi uma excelente ideia”, enfatizou. Arisa explicou que mesmo obtendo o menor orçamento entre as demais universidades, a Uergs dá conta de 24 municípios com pesquisas de extensão de muita qualidade. “O cenário do ensino público se modificou”, disse.

Ao destacar outra missão da instituição, a reitora falou sobre o trabalho exercido na área de desenvolvimento sustentável, que leva o conhecimento até mesmo às agroindústrias e discussões em todos os conselhos municipais de cada região. A procura por vagas também é outro ponto levantado por ela. “Conseguimos ter 98% das vagas preenchidas”, afirmou. Com o alcance de 30 mil pessoas beneficiadas por programas de extensão, a reitora solicitou o apoio da Câmara para que se possa transformar e dar também continuidade ao trabalho que vem sendo feito, na sede de Porto Alegre. "Que cada vereador e vereadora coloquem em suas falas a importância de uma universidade", pediu. 

O diretor Vinicius Cursio enfatizou a questão no município de Porto Alegre. “Temos uma unidade onde se produz ensino em Porto Alegre que hoje abriga seis cursos de graduação, além de quatro em especialização”, disse. Na Capital fica a maior unidade da Uergs, universidade que, segundo ele, se destaca por alguns pontos, principalmente pela sua procura e pela qualidade. Conforme Vinicius, anualmente são oferecidas em torno de 300 vagas, sendo que 60% são destinadas a alunos que mais necessitam. Falando sobre os resultados do ensino, o diretor afirmou que os cursos em Porto Alegre têm média 4 pela avaliação do Inep, sendo que alguns atingem a nota máxima de 5.  Vinicius ressaltou a fala da reitora de que é preciso apoio do Legislativo e Executivo para consolidar a universidade como um todo. 

O presidente do DCE se disse gratificado por representar mais de 5 mil alunos da instituição. Pois, de acordo com Ederson Ferreira, mesmo na crise que se enfrenta atualmente a Uergs mostra que é investindo em educação que se buscam soluções para isso. Ele também reforçou que é necessário melhor orçamento para uma educação pública de qualidade e pediu um olhar mais atencioso para universidade. 

Vereadores 

Os parlamentares da Câmara Municipal manifestaram apoio à instituição:

DIVULGAÇÃO - Ao apoiar a continuidade desta gestão da Uergs, Adeli Sell (PT) lamentou a falta de divulgação do reconhecimento da universidade. Adeli disse que cabe no momento realizar esta divulgação e que a Câmara abra o espaço em defesa da Uergs. Ele lembrou que a ideia original da universidade é estar em todos os lugares. "Vida longa à Uergs", disse. (MF)

DEMANDAS - Cassiá Carpes (PP) contou que no período em que era deputado estadual lutava muito pela Uergs e participou de uma reunião com a reitora Arisa Araújo da Luz. Elogiando o trabalho realizado pela docente, Carpes relembrou que as lutas continuam as mesmas: pelo aumento do orçamento, pois o da Uergs é muito baixo em relação às outras universidades do país; ampliação da estrutura física da universidade e; em relação à localização dos campus, que dificulta o acesso dos alunos. “A universidade não é mais do governo. Ela é do estado e pertence a todos nós. O desenvolvimento social e cultural gaúcho passa pela Uergs e a educação tem que ser prioridade nos governos”, declarou. (CM)

ORÇAMENTO - Fernanda Melchionna (PSOL) iniciou dizendo que, por ter participado do movimento estudantil, lembra-se das manifestações dos estudantes com o intuito da obtenção de uma universidade estadual. “Ainda naquele momento, quando houve o envio do projeto à Assembleia Legislativa, defendíamos uma vinculação orçamentária específica à Uergs”, atestou a vereadora. Segundo ela, essa rubrica é fundamental para que a gestão da instituição não fique “a mercê” dos governos. Melchionna também defendeu uma rapidez maior na obtenção de agenda da Uergs junto ao prefeito municipal. “É uma reunião fundamental para a universidade e também para o município”, salientou. (PE)

DESENVOLVIMENTO - Sofia Cavedon (PT) elogiou o bom desempenho recente da Uergs, dizendo que a instituição sempre foi brava na luta pela própria sobrevivência. “A discussão foi forte na Assembleia Legislativa para a criação da Uergs, e hoje vemos que os cinco mil alunos a mantêm com orgulho”, asseverou. A parlamentar ressaltou que os cursos oferecidos pelas unidades do interior são determinantes para o desenvolvimento rural e tecnológico do estado. “A Uergs foi pensada para suprir essas lacunas de conhecimento e continua preservando esse conceito com seu caráter inclusivo”, garantiu Sofia, ponderando que as administrações municipais de Porto Alegre têm “virado as costas” à instituição. “Uma reunião com o prefeito é fundamental para estreitar relações com a prefeitura”, completou. (PE)

CRIAÇÃO - Aldacir Oliboni (PT) lembrou do processo de criação da Uergs, afirmando que houve um planejamento para a instalação das unidades no interior. “As 24 unidades não estão onde estão por acaso, mas por um estudo aprofundado realizado na ocasião”, disse ele. O vereador citou a cedência de espaços da CEEE para o campus da universidade e afirmou que isso colaborou para a ampliação institucional da entidade. “Possibilitou à Uergs ter visibilidade e futuro, com a criação de novos cursos”, expôs. Oliboni também parabenizou a reitora e os demais membros da instituição pelo trabalho desenvolvido e pregou diálogo entre a prefeitura municipal e a instituição de ensino. (PE)

RECONHECIMENTO - Márcio Bins Ely (PDT) manifestou-se em prol do fortalecimento da Uergs, reconhecendo a importância dela no aperfeiçoamento da sabedoria e busca do conhecimento para os gaúchos. “Ela proporciona oportunidades às pessoas, principalmente através das cotas, e abrange até os mais longínquos rincões do estado”, destacou o vereador. Bins Ely reiterou que tem ciência da importância da universidade para o Rio Grande do Sul e reconheceu, em nome da bancada do PDT, o trabalho desenvolvido pela mesma. (PE)

DIFICULDADES - Tarciso Flecha Negra (PSD) lamentou que não tenha tido a oportunidade de cursar uma universidade. Lembrou que teve chance de viajar e visitar vários países do mundo enquanto atuou como jogador de futebol e observou que grande parte das pessoas que moram nas pequenas cidades do interior dos estados brasileiros enfrentam muitas dificuldades para conseguir ter acesso à universidade. "É preciso ajudar as pessoas que mais necessitam a realizarem o seu sonho de frequentar uma universidade." (CS)

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
               Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
               Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
               Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)