Plenário

Comunicações Temáticas / Instituto Souza Cruz

Dr. Raul Torelly Foto: Lívia Stumpf
Dr. Raul Torelly Foto: Lívia Stumpf

Na sessão ordinária desta quinta-feira (11/11), durante período de Comunicações Temáticas, os vereadores trataram do tema  A apresentação do Instituto Souza Cruz:

SUGESTÃO – Bernardino Vendruscolo (PMDB) elogiou folder apresentado pelo presidente do Instituto Souza Cruz e  sugeriu que fosse mostrado através das carteiras de cigarro o malefício que o fumo traz para os fumantes. Outra sugestão é que o próprio Instituto colabore com a disciplina dos locais para fumantes e não fumantes. Segundo ele “é importante encontrar um ponto de equilíbrio para que as pessoas fumantes e não fumantes não fiquem constrangidos”, argumentou. (RT)

PEDAGOGIA – Adeli Sell (PT)  lembrou que “antigamente não havia luz para ninguém, hoje existe para todos”. Conforme ele, se existissem institutos como o Souza Cruz, a vida dos agricultores poderia ter sido encaminhada para outras oportunidades. Adeli lembrou que a pedagogia utilizada pelo Instituto é uma forma de alternância para as pessoas atendidas pela entidade. “É preciso desmistificar que as escolas de acampamento são ruins e sim uma alternativa de pedagogia alternativa”, argumentou. (RT)

ZONA URBANA – Toni Proença (PPS) elogiou as atividades sociais realizadas  do Instituto Souza Cruz. Na opinião do vereador este trabalho deveria contemplar também as zonas urbanas e não só a rural. Essas atividades poderiam ser realizadas em todas as grandes empresas de grande porte, para oportunizar mais pessoas a um convívio social. (RT)

SOCIAL – Aldacir Oliboni (PT) afirmou que as grandes empresas acabam enriquecendo  com o produto vindo da terra. Segundo ele, todas as empresas também deveriam adotar um lado social, pois desenvolvem atividades importantes para seus funcionários. Oliboni entende que existe um grande espaço para que as instituições  e OSCIPs  ajudem o poder público realizando trabalhos sociais com seus funcionários.(RT)

DISCRIMINAÇÃO - Mário Manfro (PSDB) elogiou o trabalho social do Instituto Souza Cruz por evitar o êxodo rural dos jovens, transformando-os em empreendedores do campo. Manfro também disse que tem evitado "entrar nesse assunto polêmico que é o cigarro". O vereador, que é dentista, admitiu ser fumante. "Mas não me orgulho disso", frisou. Criticou, porém, a discriminação dos fumantes e defendeu a existência de locais e estabelecimentos onde se possa fumar, tendo o não-fumante a liberdade de frequentá-lo ou não. (CB)

PREOCUPAÇÃO - Dr. Raul Torelly (PMDB) disse reconhecer o trabalho social de relevância desenvolvido pelo Instituto Souza Cruz, "qualificando os jovens do campo, que hoje conseguem evoluir". O vereador lamentou, porém, "que a matéria-prima com que a Souza Cruz trabalha (o cigarro) seja prejudicial à saúde e mate milhões de pessoas em todo o mundo". Dr. Raul lembrou que é médico há mais de 30 anos, portando, para ele, é fundamental a questão da saúde e da qualidade de vida das pessoas. (CB)

EDUCAÇÃO - Tarciso Flecha Negra (PDT) parabenizou o Instituto Souza Cruz pelo trabalho desenvolvido com os jovens de zonas rurais. "Essa é uma maneira de se construir um país melhor, não só para quem vive nos grandes centros, mas para quem vive no campo", disse. Segundo o vereador, "todo mundo olha a Souza Cruz como se fosse uma caveira com uma foice, por produzir cigarros, mas as pessoas se esquecem do álcool, que também mata". Na sua opinião, somente com educação será possível evitar o tabagismo e o alcoolismo. (CB)

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Leia também:
Instituto Souza Cruz luta por campo sustentável