Tribuna Popular

Conselho Municipal diz que Prefeitura tratou mulheres como Barbies

Silvana Conti criticou campanha publicitária da prefeitura Foto: Ederson Nunes
Silvana Conti criticou campanha publicitária da prefeitura Foto: Ederson Nunes
A presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre, Silvana Brazeiro Conti, criticou hoje (7/3) a campanha da Prefeitura sobre o Dia Internacional da Mulher. "Não somos "barbies" ou "patricinhas" que só se preocupam com unhas e chocolate", afirmou ela ao ocupar a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na avaliação de Silvana, a campanha, mesmo que já tenha sido retirada do ar, mostra qual a concepção política do Executivo em relação às mulheres. "Somos mulheres lutadoras, guerreiras, à frente de vários movimentos, nas comunidades e nos espaços de poder. Não adianta dizer que era para ser uma coisa engraçada. A data não é um dia para se fazer graça."

O tema da violência contra as mulheres, observou a presidenta do Conselho, não pode sair do foco. "A cada 15 segundos, uma mulher é agredida no Brasil. Sete em cada dez mulheres serão agredidas ao longo da vida." Acrescentou que o 8 de Março, portanto, não é dia de flores e sim de luta e reflexão. "É dia de somar forças para que nenhuma mulher sofra mais qualquer tipo de violência." Para Silvana, a luta das mulheres é estratégica para termos uma sociedade democrática. "Não teremos sociedade avançada se não pensarmos na emancipação das mulheres."

Silvana cobrou da Prefeitura maior espaço para o Conselho em suas políticas. Na avaliação dela, o Executivo parece não reconhecer as pautas defendidas pela entidade. "Porto Alegre é referência em movimentos de mulheres. Já fizemos cinco conferências na cidade tratando de pautas estratégicas, como o cumprimento do pacto de enfrentamento da violência e a criação de um centro integrado com serviços especializados de atendimento a mulheres." Criado em 1995, a presidenta lembrou que o Conselho é um órgão de caráter permanente, deliberativo, consultivo e fiscalizador das ações que envolvem mulheres.

A participação feminina na Câmara foi destacada pela representante do Conselho ao observar que hoje a Casa possui a maior bancada de mulheres de sua história. Silvana elogiou as constantes iniciativas do Legislativo em favor das mulheres, especialmente a Frente Parlamentar de Combate à Violência contra a Mulher. Ela sugeriu que os movimentos de mulheres e representantes do Executivo sejam convidados a participar ativamente da Frente. "A Câmara tem muito a ensinar ao Executivo" nas questões envolvendo as mulheres, afirmou Silvana.

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)