Presidência

Convênio ampliará reciclagem de lixo na Câmara

Melo e Moncks assinaram o convênio Foto: Elson Sempé Pedroso
Melo e Moncks assinaram o convênio Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) assinaram, na manhã desta terça-feira (13/5), convênio para reciclagem do lixo na Casa. Para o presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), o convênio é um avanço para o Legislativo. "Temos que ser rigorosos nesta questão e trabalhar a Casa como um todo. É fundamental o envolvimento de todos os gabinetes." Melo informou que será feito em breve um curso de conscientização sobre reciclagem para os funcionários da Câmara.

O diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, destacou a importância da iniciativa. "Estamos dando exemplo do destino adequado a tudo o que é produzido". Moncks explicou que os resíduos recolhidos na coleta seletiva são levados para 14 unidades de triagem, onde trabalham cerca de 750 pessoas. "Aumentando o produto que levamos estamos gerando emprego e renda."

"Há um esforço para resolver as questões da cidade, e um bom engajamento dos vereadores", constatou o vereador Adeli Sell (PT), lembrando da parceria entre Câmara e DMLU na instalação de um Posto de Entrega de Óleo de Fritura (Peof), no pórtico de acesso da CMPA, a fim de recolher para reciclagem os óleos domésticos utilizados pela população.

O diretor da Divisão de Projetos Sociais - Reaproveitamento e Reciclagem do DMLU, Jairo dos Santos, esclareceu que o sistema de coleta na Câmara será ampliado de uma para três vezes por semana. "Com o trabalho de segregação, estimamos que o volume dos resíduos aumentará de 500 para 1.500 quilos".

Taidje Gut (reg. prof. 13614)

Ouça:
Convênio triplica coleta de lixo seletivo na Câmara Municipal