Comissões

Cosmam defende construção de nova sede da UBS Costa e Silva

Área em uma praça na Zona Norte é indicada para a instalação da Unidade Básica de Saúde.

  • Nova Sede da Unidade Básica de Saúde Costa e Silva.
    Representantes da comunidade do Rubem Berta apoiam a mudança de local (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Nova Sede da Unidade Básica de Saúde Costa e Silva. Na foto, da esquerda para à direita, os vereadores Paulo Brum, José Freitas, André Carús, Oliboni, Mauro Pinheiro e Moises Maluco do Bem.
    Os vereadores Brum, Freitas, Carús, Oliboni, Pinheiro e Moisés (d) (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na manhã desta terça-feira (4/4), reunião para tratar da construção de uma nova sede para a Unidade Básica de Saúde (UBS) Costa e Silva, atualmente localizada na Avenida Dante Ângelo Pilla, no Bairro Rubem Berta. Os vereadores da comissão apoiam a iniciativa. O encontro, demandado pelo Conselho Local de Saúde (CLS), o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e representantes institucionais e das comunidades envolvidas, teve como objetivo principal a solicitação da desafetação de área do Município para a construção de um novo prédio, com estruturas física e técnica necessárias para melhorar o atendimento à população. 

Darci Munhoz, coordenador do CLS, lembrou da instalação da UBS Costa e Silva e relatou problemas de invasões irregulares do entorno, de segurança, limpeza urbana, violência e fragilidades estruturais, "que prejudicam o funcionamento da UBS". Munhoz falou da disponibilidade do GHC para construir uma nova sede para a UBS "a partir de acordo com a Prefeitura".

Emanuele Proença, assistente de coordenação da UBS Costa e Silva, reforçou a necessidade de qualificar e ampliar a infraestrutura. Segundo ela, no prédio atual "nem um carro do Samu consegue estacionar". Ela também informou que a UBS Costa e Silva atende 4.700 pessoas, com duas equipe, e "já teve que interromper suas atividades em função de arrombamentos, assaltos e inundações".

Sugestão

Adiel Coelho da Cunha, supervisor administrativo da Gerência de Saúde Comunitária do GHC, reiterou o desejo do Grupo de construir uma nova sede da UBS Costa e Silva. Ele relatou que, inicialmente, foi indicada a área da chamada Praça da Caixa D'Água, mas o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) acusou a inviabilidade, por se tratar de um local estratégico para a instalação de novos sistemas com o objetivo de ampliar o abastecimento da região, o que foi confirmado por Rafael Gonçalves, representante do Dmae, nesta reunião. Cunha destacou que agora, a partir de novos estudos técnicos, o GHC sugere e tem a concordância da comunidade para que a construção ocorra em uma área na Praça Nelson Marchezan. 

A representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), Alessandra Moreira, mostrou contrariedade com as manifestações de apoio à área indicada para a referida obra. Ela disse que a Praça Nelson Marchezan é considerada, "conforme a Lei Orgânica, uma área de uso do povo" e informou que existe uma ocupação irregular no local que já reduz a área de lazer. Conforme Alessandra, a Smams solicita outra indicação de bem para análise e providências cabíveis.
Apoios
O presidente da Cosmam, vereador André Carús (PMDB), reforçou o posicionamento favorável da Cosmam ao projeto do GHC e ao pedido dos cidadãos que defendem a mudança da UBS Costa e Silva. "Se o Executivo não encaminhar o projeto para desafetação da área indicada, para construção dessa nova sede, em benefício da saúde, o Legislativo fará e defenderá esse projeto através desta Comissão", prometeu.

Participaram da reunião e manifestaram apoio à reivindicação os demais vereadores que integram a Cosmam: Aldacir Oliboni (PT), Mauro Pinheiro (REDE), Moisés Maluco do Bem (PSDB), José Freitas (PRB) e Paulo Brum (PTB); o vereador Clàudio Janta (SD), o coordenador da atenção primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Thiago Frank; a gerente distrital da SMS, Bárbara Cristina Lima de Borba; o presidente da Associação de Cegos Louis Braille, Odilon Souza; a representante do Conjunto Habitacional Costa e Silva, Laura Machado, o conselheiro da UBS, Vicente dos Santos, o conselheiro tutelar Cândido Costa e o presidente do Conselho Comunitário do Eixo Baltazar, Mestre Mano.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof.7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)