Comissões

Cosmam destaca a ampliação de ações de conscientização sobre a psoríase

A doença, que atinge 2% da população mundial, possui lei municipal prevendo uma rede de atenção

  • Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente sobre a Rede Municipal de Atendimento à Psoríase. Na foto, o vereador José Freitas.
    Vereadores acolheram demandas da Psorisul e irão encaminhar propostas para a conscientização (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente sobre a Rede Municipal de Atendimento à Psoríase. Na foto, a presidente do Psoríase Brasil, Gladis Lima de Souza.
    Gladis Lima, presidente da Psorisul, destacou o avanço do trabalho realizado pela entidade (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Para os pacientes de psoríase, o mês de outubro tem uma conotação especial com a criação do Dia Mundial da Psoríase, determinado em 2014 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e que é comemorado no dia 29 deste mês. Tendo em vista esta data, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal (Cosmam), realizou reunião nesta terça-feira (31/10) para discutir a ampliação de ações para a conscientização da população ao diagnóstico e combate da psoríase. 

Segundo a presidente da Psorisul Brasil, Gladis Lima, a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, não contagiosa, de base genética que afeta aproximadamente 2% da população mundial. Caracteriza-se pelo aparecimento de lesões róseas ou avermelhadas e descamativas, localizadas em geral nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, podendo se espalhar por toda a pele. As unhas também podem ser afetadas e, em alguns casos, as articulações. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida. Em 15% dos casos pode aparecer na infância. “Atualmente, são 5 milhões de brasileiros afetados e, em Porto Alegre, cerca de 44 mil. Por isso, a iniciativa de se promover a lei municipal, de autoria do vereador José Freitas (PRB) é fundamental para que a população se aproprie da causa e se torne atuante no combate", explica a presidente.

O vereador José Freitas, proponente da reunião, destacou que a lei promulgada neste ano que instituiu a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase tem dentre os seus objetivos o atendimento multiprofissional no tratamento à psoríase, instalação de programas informativos nas unidades básicas de saúde para orientar o diagnóstico correto e a promoção do acesso aos tratamentos. “O programa deverá ser assessorado pela Psorisul Brasil, entidade competente no tema e que inclusive liderou a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Psoriase e Artrite Psoriática em Brasília. Essas e outras ações darão amplitude para a criação de políticas públicas em prol de todos os portadores da doença”, explica o vereador. 

A representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, Diane Moreira do Nascimento, ressaltou que na rede pública do município existem cerca de 370 pessoas na fila de espera para o tratamento, que em média é de 45 dias, e que é necessária sim a ampliação de políticas públicas para a evolução do tratamento, capacitação de profissionais para o diagnóstico preciso e integração da rede de saúde. “Contamos com a parceria do Telessaúde RS/UFRGS, que elabora protocolos de atendimento que nos facilitam na identificação dos pacientes mais graves para o encaminhamento de tratamento”, conclui.

Encaminhamentos
O presidente da Cosmam, vereador André Carús (PMDB), pontuou que tendo em vista a dificuldade de diagnóstico fácil da doença de psoríase, o pouco acesso a medicamentos e a falta de divulgação, a comissão proporá a criação, no próximo ano, da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Psoríase, no objetivo de fiscalizar a lei municipal vigente. E ainda irá encaminhar uma emenda para o projeto da lei orçamentária de 2018 com o pedido de orçamento destinado à compra de medicamentos para os portadores da doença. “Os vereadores desta comissão se propõem a promover ferramentas de conscientização com o objetivo de tornar a vida do portador mais qualitativa e afirmar o apoio do parlamento municipal”.

Também estiveram presentes na reunião os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Mauro Pinheiro (REDE), Paulo Brum (PTB), Moisés Maluco do Bem (PSDB) e representantes do Hospital Conceição, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Telessaúde – RS/UFRGS.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)