Plenário

CTG Lanceiros da Zona Sul é homenageado em projeto

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Paulinho Motorista na tribuna do plenário.
Vereador Paulinho Motorista (PSB) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Resolução nº 031/16, de autoria do vereador Paulinho Motorista (PSB), que concede a Comenda Porto do Sol ao Centro de Tradições Gaúchas Lanceiros da Zona Sul. O vereador justifica a homenagem dizendo que “reconhece sua efetiva contribuição ao desenvolvimento social e cultural da população gaúcha”.

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros da Zona Sul foi fundado em 1º de setembro de 1979, com sede no Bairro Belém Novo, no extremo sul da capital gaúcha. Desde sua fundação, além de divulgar a cultura gaúcha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o CTG Lanceiros da Zona Sul envolve-se em diversas atividades sociais na comunidade, desenvolvendo oficinas de dança, artesanato, música e história do Rio Grande do Sul, dentre outras formas de desenvolvimento cultural e social.

O CTG já participou do Festival de Danças Tradicionais Mirins (Festrim), do Festival de Danças Tradicionais Juvenis (Juvenart) e do Encontro de Arte e Tradição (Enart), que até o ano de 1998 era conhecido como Festival Gaúcho de Arte e Tradição (Fegart). Conseguiu a terceira posição em duas ocasiões e, finalmente, em 2002, conquistou o título de Campeão Estadual de Danças Tradicionais, sagrando-se como o primeiro CTG de Porto Alegre a ser campeão estadual.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)