Comissões

Cuthab visita comunidade do entorno do Arroio Mem de Sá

Visita a comunidade atingida por deslizamento
Visita a comunidade atingida por deslizamento (Foto: Divulgação/CMPA)

A Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, juntamente com representantes do Poder Executivo, visitou na manhã desta sexta-feira (3/12) a comunidade do bairro Bom Jesus para acompanhar a demanda por uma solução para a travessia sobre o Arroio Mem de Sá, na rua Clovis Bevilaqua. A visita foi definida na última reunião da Comissão, realizada na terça-feira (30/11).

O presidente da Comissão, vereador Cassiá Carpes (PP), destacou a importância de conseguir reunir, através da Cuthab, os moradores e todos os órgãos da prefeitura envolvidos com a demanda. “Viemos até a comunidade para ouvi-los e tentar ajudar”, falou durante a reunião que foi realizada ao lado do arroio. 

Os técnicos do Dmae explicaram aos presentes que, para realizar a reconstrução da rede, será necessário desapropriar algumas famílias. O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, explicou que as ações realizadas no local serão sempre em concordância com os moradores. “Faremos o que estiver ao alcance para melhorar a vida de quem está aqui. Se há vidas em risco, vamos sentar com a comunidade para definir o que será feito.” O secretário disse ainda que podem ser concedidos Bônus Moradia para compra de novos imóveis ou Aluguel Social, se não houver a necessidade de remoção permanente.

Ao final do encontro ficou definido que o Dmae fará um mapeamento das avarias da tubulação e apresentará o diagnóstico mais preciso e plano com procedimentos a serem realizados à Cuthab e comunidade. O DMLU fará a limpeza do local já nos próximos dias. A Defesa Civil se colocou à disposição para auxiliar em todas as etapas.

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Mem de Sáarroio