Tribuna Popular

CVV destaca valorização da vida com o Setembro Amarelo

Trabalhando em Porto Alegre há 49 anos, Centro atende interessados on-line ou pelo telefone 188.

Divulgação da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção do suicídio. Na foto, coordenadora do CVV, Liziane Eberle e vereadora Mônica Leal.
Liziane Eberle (e) e vereadora Mônica Leal (PP) (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A passagem neste dia 10 de setembro do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio foi destacada, nesta segunda-feira (9/9), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) da Capital, Liziane Eberle falou a vereadores e vereadoras durante o período de Tribuna Popular da sessão ordinária, citando o trabalho voluntário e gratuito realizado pela entidade. “Estamos presentes onde o poder público não consegue chegar com seus programas de prevenção à vida”, afirmou ela ao salientar que o Centro existe há 49 anos na cidade.

Liziane Eberle lembrou que a principal atividade do CVV é prestar apoio emocional “a todas as pessoas que precisam desabafar”. O atendimento é feito pela linha de telefone 188 ou por chat on-line em www.cvv.org.br. “A procura por telefone é muito intensa”, disse a coordenadora ao afirmar que o suicídio não deve ser visto como uma fatalidade: “Ele pode ser prevenido”. Liziane, contudo, lamentou que exista muito preconceito sobre este assunto. “Isso faz com que não se perceba que o comportamento (suicida) pode estar muito perto das pessoas com quem se convive.”

O CVV, como também destacou a oradora ao plenário, além dos atendimentos por telefone e on-line, promove Grupo de Apoio a sobreviventes ao suicídio, sejam familiares ou pessoas que não conseguiram seu intento. Na cidade, isso é feito em dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um no bairro Navegantes e outro na Restinga. Liziane solicitou ainda o apoio dos vereadores para a continuidade dos trabalhos do CVV, mantido exclusivamente por doações particulares. “O Centro necessita deste carinho. Porto Alegre precisa reduzir seus índices de suicídio”, completou ela.

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Apoio EmocionalPrevenção ao SuicídioSetembro AmareloCVVCentro de Valorização da Vida