Seminário

Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização será tema de simpósio na AMRIGS

Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização será tema de simpósio na AMRIGS
Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização será tema de simpósio na AMRIGS

No dia 6 de julho, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) será palco de mais um simpósio organizado em parceria com a Câmara Municipal de Porto Alegre e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desta vez o tema será a questão da dependência química, tema da frente parlamentar “Dependência Química: prevenção, tratamento e ressocialização” na qual a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino é presidente.

O seminário terá sua programação estruturada em três blocos: prevenção, tratamento e ressocialização, de forma a propiciar um debate amplo sobre a questão da dependência química, ao oferecer diferentes perspectivas e estratégias. O bloco de prevenção irá abordar a importância da conscientização e compartilhar ações práticas desenvolvidas para promover a educação sobre os riscos do uso de substâncias químicas, bem como a implementação de programas preventivos eficazes. O palestrante será o Rodrigo Cachoeira, professor, mentor e policial civil que irá abordar as estratégias de prevenção nas escolas.

Para falar de tratamento, o convidado é o renomados Dr. Sérgio de Paula Ramos, Médico Psiquiatra e Psicanalista com 45 anos de experiência no tratamento de dependências químicas. Com a experiência prática, o Dr. Sérgio irá apresentar diferentes abordagens terapêuticas e estratégias de reabilitação para auxiliar aqueles que lutam contra a dependência química.

O terceiro bloco do simpósio será dedicado à ressocialização, enfocando a reintegração dos indivíduos em recuperação à sociedade. Serão discutidas estratégias para reduzir o estigma associado à dependência química, crenças limitantes, promoção da inclusão social e suporte contínuo para garantir uma transição bem-sucedida para uma vida saudável e produtiva. O convidado deste painel é o Charles Dan, responsável por diversos projetos sociais em Porto Alegre.

“É fundamental compreender que a dependência química é um problema complexo que afeta não apenas o indivíduo, mas também sua família e a sociedade como um todo. Ao destacar a dependência química dentro da discussão mais ampla da saúde mental, podemos promover uma compreensão maior e trabalhar para quebrar o estigma que ainda envolve esse assunto”, afirma a psicóloga vereadora Tanise Sabino.

O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira, refere que “o simpósio é uma oportunidade para especialistas, profissionais da área de saúde mental, da educação e membros da comunidade se unirem para discutir e buscar soluções eficazes no enfrentamento da dependência química”.

As inscrições para o seminário já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site www.saudemental2023.com.br .            As inscrições são gratuitas.