Plenário

Dia do Gari é celebrado pelo Legislativo da Capital

Trabalhadores estiveram no plenário Foto: Elson Sempé Pedroso
Trabalhadores estiveram no plenário Foto: Elson Sempé Pedroso
A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou o Dia do Gari nesta quinta-feira (16/5), no período da sessão ordinária destinado às Comunicações. O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), André Carus, saudou os trabalhadores e falou sobre a programação da 8ª Semana Cidade Limpa, que traz o tema Chega de Lixo: trilhando os caminhos da preservação. O evento acontece de 16 a 22 de maio, com foco na educação ambiental e na valorização do trabalho dos garis.
 
Carus ressaltou a importância de "vencer o estigma de que garis são invisíveis" perante a sociedade. “Temos que respeitar esses trabalhadores. Este é um dia de reflexão para o cidadão de Porto Alegre: precisamos cobrar eficiência do poder público, mas a sociedade também precisa colaborar nesta causa e sujar menos as ruas. Precisamos não só de fiscalização, mas também de mais educação”, ressaltou.

A vereadora Mônica Leal (PP) ressaltou a importância do reconhecimento do esforço dos trabalhadores que limpam Porto Alegre: “Eles estão diariamente nas ruas das cidades e são fundamentais para que a gente exerça nossa cidadania num ambiente que nos orgulhe”.
 
Elizandro Sabino (PTB) parabenizou a ação da Semana Cidade limpa e disse que esse é um trabalho de conscientização para a população: “Quero destacar a importância desses trabalhadores que, diariamente, se empenham para fazer de Porto Alegre uma cidade limpa”.
 
Fernanda Melchionna (PSOL) cobrou reajuste salarial e melhores condições de trabalho e segurança para os garis: “Eles trabalham em  condições insalubres e recebem muito menos do que deveriam por exercer um serviço tão fundamental”.
 
Idenir Cecchim (PMDB) salientou a importância de um novo Código de Limpeza Urbana. “A conscientização da população é fundamental; temos de respeitar o trabalho digno que os garis realizam diariamente para deixar a cidade mais limpa”.
 
Valter Nagelstein (PMDB) cumprimentou a categoria, que "presta um serviço dos mais relevantes" para sociedade. Lembrou, porém, que há muito a avançar ainda em educação. "Há mais de 400 pontos de descarte irregular de lixo na cidade", observou. "Temos de ter a consciência de que a limpeza da cidade é responsabilidade de todos."

Mario Fraga (PDT) elogiou a atual direção do DMLU. Em pouco mais de quatro meses, a gestão de Carus já faz a diferença na cidade. A prova disso, conforme Fraga, é que a imprensa tem sido pautada pelas boas notícias geradas pelo DMLU. Fraga parabenizou também os funcionários do órgão, "muitos deles com cerca de 30 anos de serviços prestados ao departamento".

Alceu Brasinha (PTB) observou que a cidade tem de demonstrar reconhecimento à importância do trabalho dos garis. "A cidade tem de ter respeito por quem está encarregado de limpá-la. Não temos de xingar o DMLU quando vemos lixo espalhado nas ruas. Temos de reclamar é daqueles que sujam a cidade."

Cassio Trogildo (PTB) destacou a importância da educação das novas gerações para que aprendam desde cedo sobre o valor da separação e destinação dos resíduos. "A questão ambiental precisa ser trabalhada no seio das famílias." Salientou ainda que o DMLU deve fazer um trabalho forte contra o descarte ilegal de lixo, que ele considera um grave problema na cidade.  

Texto: Thamiriz Amado (estagiária de Jornalismo)
          Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)