Projetos

Empresário Italiano pode dar nome a rua na Restinga

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel
Vereador Nedel, na tribuna do Plenário Otávio Rocha, sugeriu nome (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Gennarino Laitano o logradouro público cadastrado conhecido como Rua 7.013 – Loteamento Parque do Salso –, localizado no Bairro Restinga. Se aprovado, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Líder empresarial moranês.

Natural de Morano Calabro, Itália, Gennarino Rocco Laitano nasceu em 15 de agosto de 1933, e veio a falecer no dia 26 de fevereiro de 2019, em Porto Alegre, de causas naturais. Ainda jovem, e acompanhado dos pais, mudou-se para Porto Alegre em busca de novas oportunidades de trabalho. “Assim como muitos outros italianos oriundos na região da Calábria, Gennarino Rocco Laitano e sua família decidiram partir de uma Europa em crise devido às guerras que devastaram o continente europeu na primeira metade do século XX”, diz Nedel.

Em 1957, Gennarino Rocco Laitano naturalizou-se brasileiro. No mesmo ano, formou-se em odontologia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Exerceu a profissão em Porto Alegre até herdar do pai a Agência Fortuna, tradicional casa lotérica que, mais tarde, viria a se tornar a agência com mais tempo de atividade do Brasil. Apegado à origem moranesa, Gennarino Rocco Laitano foi fundador e presidente do Centro Calabrese do Rio Grande do Sul, criado e mantido em Porto Alegre para preservar a tradição e a história de Morano Calabro.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)