Plenário

Erick Dênil e Coletivo Cuca Congo tomam posse pelo PCdoB

  • Posso do vereador suplente Erick Dênil.
    Vereador Erick Dênil (PCdoB) em sua primeira manifestação na tribuna (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Posse de vereadoras suplentes: Coletivo Cuca Congo.
    Vereadora Luciana Congo (PCdoB) falou na tribuna acompanhada das demais vereadoras do Coletivo Cuca Congo (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O vereador Erick Dênil e as vereadoras do Coletivo Congo tomaram posse, na tarde desta quarta-feira (27/10), em sessão híbrida da Câmara Municipal. Os parlamentares irão substituir, no período entre os dias 27 e 29 de outubro, respectivamente, as vereadoras Bruna Rodrigues e Daiana Santos (PCdoB). O vereador irá integrar a Comissão de Educação, Cultura Esporte e Juventude (Cece), enquanto as vereadoras integrarão a Comissão de Economia, Finanças e orçamento do Mercosul Constituição (Cefor).

Em sua fala na tribuna, após juramento, o vereador Erick, que fez 2.543 votos nas eleições de 2020, ressaltou que hoje o país vive uma realidade em que a população faz pequenos serviços para sobreviver. “Cerca de 20 milhões de pessoas passam fome no nosso país. O Brasil produz três vezes mais do que precisa e 108 milhões de pessoas convivem com a insegurança alimentar.”

O vereador disse ainda que existe um ataque à democracia e o aumento da corrupção devido à negação da ciência por parte do governo Jair Bolsonaro. “Muitas vidas foram perdidas por falta de vacina contra o covid-19, e me solidarizo com todos aqueles que perderam seus antes queridos.” Defendeu ainda a ampliação de políticas públicas para combater o desemprego, a fome e a educação de qualidade nas escolas municipais.

A vereadora Luciana Congo, representando o Coletivo Cuca Congo e o Movimento Negro de Mulheres, destacou que a trajetória de seu grupo defende a educação, a valorização dos servidores públicos e o combate à LGBTfobia. “Vivemos uma profunda crise, pois estamos em um momento em que temos um gestor nacional que lesa os nossos direitos sociais. Defendemos a luta contra a miséria e por mais políticas públicas.” Reforçou a valorização dos servidores municipais. “Não queremos apenas palmas, mas também a reposição salarial, pois hoje temos uma defasagem de 30%. É necessário pautar, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), essas questões, o servidor público é investimento para o município.”  

A vereadora informou também que, neste período que estará na Câmara, honrará os mais de 3 mil votos concedidos ao Coletivo. “Vamos apresentar pedidos de providências e projetos em prol da população porto-alegrense."

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:posseColetivo Cuca CongoErick Dênil