Institucional

Escola do Legislativo e Memorial da Câmara prestam consultoria a Prefeitura de São Leopoldo

Seção de Memorial recebe a visita de Ramão Carvalho, assessor da vice-prefeita de São Leopoldo.
Barcellos, Andrea e Ramão se reuniram no Memorial da Câmara (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

A Escola do Legislativo Julieta Battistioli e a Seção de Memorial receberam Ramão Carvalho, assessor técnico do gabinete do vice-prefeito de São Leopoldo para tratar da elaboração de exposições e ações educativas para qualificar o lançamento do Prêmio Jacobina. Instituído pela Lei 8770/2018, o prêmio busca dar visibilidade as mulheres que realizam ações de relevância em São Leopoldo.

A coordenadora do acervo do Memorial da CMPA, Andrea Godoy, explicou a metodologia de criação de exposições da Câmara. “Em nossa experiência, é importante a continuidade da produção de exposições como política de oferta de recursos às escolas, com linguagem clara e acessível”.

Jorge Barcellos, coordenador de Cursos da Escola do Legislativo, defendeu a importância de um projeto sistêmico. “Educar é um sistema de ações, por isso pensarmos não nas exposições, mas também em ações agregadas, textos, livros e filmes para alunos e professores”, afirmou.

Romão Carvalho assinalou que a experiência do Legislativo da Capital é referência e que os conhecimentos adquiridos junto à Escola e ao Memorial irão aperfeiçoar o projeto.

Jacobina

O Prêmio Jacobina será lançado no próximo dia 7 de março e premiará mulheres nas seguintes categorias: Protagonismo juvenil, Educação formal, Educação popular, Ciência, tecnologia e inovação, Sindical, Esporte, Diversidade, Saúde, Organização da sociedade civil, Comunitário, Garantia dos direitos da criança e do adolescente, Garantia dos direitos da pessoa idosa, Garantia dos direitos da pessoa com deficiência, Empreendedorismo, Dança, Literatura, Música, Teatro, Artes visuais, Enfrentamento à violência, Igualdade racial e Sustentabilidade.

Texto: Ana Carolina Pinheiro (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)