Educação

Escolas podem se inscrever no projeto Eleitor do Amanhã

Atividade do Memorial tem o objetivo de estimular a participação dos jovens na política

Fachada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal
O Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara da Capital (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre abrirá, na segunda-feira (29/8), inscrições para o projeto Eleitor do Amanhã, que faz parte do programa de Educação Política da seção. O objetivo é preparar os estudantes de 16 e 17 anos de Ensino Médio da Capital para as eleições municipais, fomentar o interesse dos jovens pela política e prestar informações sobre o trabalho dos vereadores, assim como a importância de os eleitores comparecerem às urnas.

“A ideia é oferecer recursos e conteúdos de ensino para estimular professores e alunos a discutirem temas políticos em sala de aula”, explica Jorge Barcellos, coordenador das atividades educativas do Memorial. O projeto inclui uma exposição itinerante sobre a evolução do sistema eleitoral no Brasil; uma palestra sobre as características dos poderes Legislativo e Executivo; e a exibição de dois documentários que abordam eleições nos país.

Totalmente gratuito, o projeto pode ser desenvolvido nas disciplinas de História, Sociologia e Filosofia do Ensino Médio. As atividades são realizadas nas escolas mediante agendamento e têm duração de seis horas/aula, incluindo a palestra, os dois filmes e debate, além de uma visita orientada à exposição montada na instituição de ensino. Confiram o pacote de atividades:

- Exposição itinerante História do Voto no Brasil - Composta por banners com textos e imagens sobre a evolução do processo de voto, do Período Colonial até a República;
- Palestra Como funcionam as instituições políticas - Com o objetivo de apresentar as características dos poderes Legislativo e Executivo;
- Exibição de dois documentários
A Vocação do Poder - Dirigido pelos cineastas José Joffily e Eduardo Escorel, faz uma incursão ao cotidiano de seis candidatos a vereador no Rio de Janeiro na campanha eleitoral de 2004. Em comum, eles têm o fato de estarem concorrendo pela primeira vez a um mandato na Câmara Municipal carioca. Cada um pertence a um partido político ou a uma coligação partidária e têm origens diferentes; 
1976 – Marcos Klassmann, vote contra o governo, a trajetória de uma geração - documentário produzido por Luis Vergara Neto sobre a trajetória política de Marcos Klassmann (falecido em 2006), com ênfase nas eleições municipais de Porto Alegre em 1976, quando foi eleito vereador com expressiva votação, tomou posse e foi cassado pelo regime militar em 48 horas, tornando-se uma bandeira na luta pela anistia e pelos direitos humanos no Rio Grande do Sul.

Além de Eleitor do Amanhã, o projeto de Educação Política da Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, desenvolvido desde 1997, engloba os seguintes serviços: Visita Orientada, Aula na Câmara, Câmara vai à Escola, Plenária do Estudante e Exposições Itinerantes. O projeto recebeu a Menção Honrosa do Prêmio José Reis de Divulgação Científica do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) em 2006. Informações: (51) 3220-4318.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)