Plenário

Estações de reparos de bicicletas são previstas em projeto

Pedro Ruas (PSOL) Foto: Vicente Carcuchinski
Pedro Ruas (PSOL) Foto: Vicente Carcuchinski
Entrou em Discussão Preliminar de Pauta, na Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta segunda-feira (23/9),  o projeto de lei dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, ambos do PSOL, que determina a instalação de estações de pequenos reparos de bicicletas em parques, praças, ruas e avenidas da Capital. Segundo a justificativa do projeto, com o propósito de incentivar o uso desse meio de transporte, cidades estadunidenses têm instalado esse tipo de estações em pontos nos quais há concentração de ciclistas.

De acordo com os vereadores, o projeto é viável e atende às demandas da cidade. “Propomos a implementação de estações similares em Porto Alegre, a fim de propiciar ao cidadão as condições básicas que lhe garantam a segurança e a comodidade na utilização desse meio de transporte alternativo”, destacou Ruas. 

Pela proposta, essas estações consistem em uma pequena estrutura para pendurar a bicicleta, contendo ferramentas básicas: chaves allen 3 a 10, chave de boca 10, 13 e 15, espátula para trocar pneu, chave inglesa com regulagem e bomba de ar para encher pneu. 

Para a vereadora Fernanda, além dos fatores sociais e ambientais, a bicicleta é um meio de transporte excelente para pequenas e médias distâncias. “A bicicleta não polui, não emite gases, produz pouquíssimos ruídos, é econômica e seu uso estimula uma vida saudável”, salientou.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)