Presidência

Exposição Pandemias é aberta no Legislativo da Capital

  • Presidente Márcio Bins Ely participa da abertura da exposição Pandemias, de Luiz Coronel e Eurico Sales.
    Luiz Coronel (ao microfone), na abertura da exposição, com o fotógrafo Eurico Salis (e) e o presidente Márcio Bins Ely (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Márcio Bins Ely participa da abertura da exposição Pandemias, de Luiz Coronel e Eurico Sales.
    Públicos prestigiou cerimônia de abertura da exposição (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A exposição Pandemias, que reúne 11 poemas e uma canção escritos por Luiz Coronel, com imagens do fotógrafo Eurico Salis, foi oficialmente aberta na noite desta quarta-feira (1/12) na Câmara Municipal de Porto Alegre. O material disposto em 12 painéis que exibem expressões dos gaúchos durante a pandemia ficará à disposição do público até o dia 23 de dezembro, no andar térreo do Palácio Aloísio Filho, e poderá ser visitada observados os cuidados sanitários.

Em sua manifestação, Coronel destacou que “os poemas são um canto à superação desse ciclo amargo da história da humanidade” e que a sociedade precisa refletir muito sobre o papel da arte. O escritor também agradeceu o apoio da Câmara Municipal.

O presidente do Legislativo de Porto Alegre, vereador Márcio Bins Ely (PDT), ressaltou o trabalho de Coronel e de Salis. Lembrou que a Cultura foi um dos segmentos que mais sofreu com a pandemia e que a exposição permite “uma reflexão sobre o momento vivido, uma homenagem aos que se foram e a projeção de esperança por dias melhores que, certamente, virão”.

Livro

Baseada no livro-carta homônimo, a exposição Pandemias é composta de fotos de Eurico Salis, nas quais são retratadas as etnias gaúchas com máscara, e de poemas de Luiz Coronel relativos ao ciclo pandêmico. São 11 poemas e uma letra de música escritos por Coronel, dispostos com as fotos de Salis em um total de 24 banners alusivos ao recente período vivenciado pela humanidade. Poemas declamados pelo autor foram apresentados em um telão e, ao final o clipe inédito da música “Bem-vindos!”, na voz da ex-primeira dama da Capital Isabela Fogaça. A exposição já esteve em Bagé/RS entre setembro e outubro e agora chega ao Legislativo da Capital com o apoio cultural do Grupo Zaffari.

Participaram da abertura, além de Bins Ely, Coronel e Salis, os vereadores Felipe Camozzato (Novo) e Airto Ferronato (PSB). Também compareceram à atividade o secretário municipal adjunto da Cultura, Clóvis André; o coordenador do Centro de Artes da Prefeitura, Paulo Amaral; o ex-secretário municipal de Comunicação Flávio Dutra; o presidente da Academia Rotária de Letras do RS, Tirone Lemos Michelin; e o diretor legislativo da Casa, Luiz Afonso de Melo Peres.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:exposiçãopoemasEurico SalisLuiz CoronelPandemias