Memória

Exposição resgata história do policiamento no Brasil

O antigo Cadeião de Porto Alegre Foto: Acervo Museu da Polícia José F. Lubianca
O antigo Cadeião de Porto Alegre Foto: Acervo Museu da Polícia José F. Lubianca

Para marcar a passagem dos 50 anos de criação da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul (Acadepol), o Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre organizou a exposição Ó da Polícia: História do Policiamento no Brasil, que fica montada até sexta-feira (14/9) no mezanino do 3º piso. Proposta pelo vereador Luiz Braz (PSDB), a mostra tem apoio do Museu da Polícia José Faibes Lubianca e patrocínio da empresa Taurus.

A exposição reúne 20 painéis de imagens e textos, objetos e revistas que ilustram a evolução da instituição policial brasileira desde o século XVI. Destaca a edição do primeiro Código Penal, no século XIX, as penas e o papel das autoridades policiais no período de formação do RS. Também descreve a organização da Polícia no século XX e as lutas pela incorporação da temática dos direitos humanos, entre outras questões. O acervo conta com imagens de produtos fabricados nos anos 40 pelos detentos do antigo Cadeião de Porto Alegre e armas artesanais feitas pelos presos.

"A exposição mostra que a Polícia teve problemas, como qualquer instituição, mas valoriza suas iniciativas em defesa dos direitos humanos e da qualificação das equipes, sem as quais é impossível realizar o controle social", afirma o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos.

A visitação é das 9 às 18 horas, nesta quarta e quinta-feira, e das 9 às 16 horas na sexta-feira. Informações no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.
 
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)