Solene

Faculdades da UFRGS recebem homenagem da Câmara

Na Câmara, noite foi de homenagem a professores e alunos da UFRGS Foto: Pedro Revillion
Na Câmara, noite foi de homenagem a professores e alunos da UFRGS Foto: Pedro Revillion

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, na noite desta terça-feira (18/3), os 110 anos das Faculdades de Medicina e de Odontologia e os 100 anos do Instituto de Artes, todas escolas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Proposta pelo vereador Newton Braga Rosa (PP), a sessão solene foi realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal e teve a presença de professores, alunos, do secretário estadual da Ciência e Tecnologia Paulo Maciel, representando a governadora Yeda Crusius, dos diretores das faculdades, os professores doutores Alfredo Nicolaievsky (Artes), Mauro Antônio Czepielewski (Medicina) e Rui Vicente Opperman (Odontologia), e do reitor da UFRGS, José Carlos Hennemann.

Newton Braga Rosa (PP) destacou a importância das faculdades para a Cidade. “A nossa universidade vai viver muito tempo, e espero que cada um que está aqui continue dando a sua contribuição para que a UFRGS possa servir às novas gerações como tem feito até agora.”

O vereador resgatou também um pouco da história de cada faculdade. “A Faculdade de Medicina foi fundada em 25 de julho de 1898, sendo a terceira escola médica do país. Surgiu a partir da Escola de Partos da Santa Casa e da Escola de Farmácia de Porto Alegre, denominando-se inicialmente de Faculdade de Medicina e Farmácia de Porto Alegre.” Braga Rosa recordou ainda que o Instituto de Artes teve origem em 22 de abril de 1908 e, a partir de 1968, passou a contar com três departamentos: música, artes visuais e artes cênicas. A Faculdade de Odontologia, criada em 10 de outubro de 1898, teve seu funcionamento inicial em uma sala do porão do antigo Liceu, hoje Colégio Sevigné, conforme lembrado na solenidade.

Falando em nome da Mesa Diretora, o vereador João Carlos Nedel (PP) observou que, na Câmara Municipal, são traçados os rumos do futuro. “O bem comum é o fim ideal e derradeiro da política, obtido com a participação de todas as pessoas que constituem a força e a inteligência da cidade. Cabe à Câmara reconhecer o mérito resultante da ação das entidades”, reforçou. Para Nedel, as três unidades têm muito mais em comum do que a longevidade. “Elas nasceram autônomas, fruto da visão idealística de homens capazes, e souberam, ao longo do tempo, se adequar as mudanças ocorridas. Queremos aqui valorizar o feito e o bem feito. Mas, mais do que isso, valorizar o efeito.”

Também se pronunciaram os vereadores Elias Vidal (PPS), Margarete Moraes (PT), Ervino Besson (PDT), Dr. Raul (PMDB) e Claudio Sebenelo (PSDB), que presidiu os trabalhos.

O reitor da UFRGS, José Carlos Hennemann elogiou o trabalho feito nas faculdades. “Três das nossas unidades acadêmicas mais importantes comemoram cem ou mais anos de existência. Essas três faculdades, efetivamente, deram certo.” Hennemann frisou que outras gerações se dedicaram para que a UFRGS chegasse onde está. “A universidade é fruto da visão daqueles homens e mulheres que, no final do século XIX, tiveram a coragem de implantar o ensino superior no nosso país. Essa é uma universidade do seu tempo, que cresce e, sendo antiga, não é velha. Aqui nós temos belos exemplos do resultado.”, concluiu.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)