Presidência

Feira Agroecológica abre sua primeira edição na Câmara

Evento, que leva o nome do vereador Tarciso Flecha Negra, funcionará em todas as quintas-feiras de setembro.

  • Lançamento da Feira Agroecológica de Produtos Orgânicos Vereador Tarciso Flecha Negra.
    Produtos orgânicos são comercializados no Largo das Bandeiras, área externa da Câmara (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Lançamento da Feira Agroecológica de Produtos Orgânicos Vereador Tarciso Flecha Negra. Na foto, com a fala, a Presidente Mônica Leal.
    No ato de abertura, presidente Mônica Leal (PP) destacou importância do trabalho desenvolvido pelos produtores (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza, nesta quinta-feira (5/9), a sua primeira edição da Feira Agroecológica de Produtos Orgânicos Vereador Tarciso Flecha Negra. Ao coordenar o ato de abertura da Feira, que deverá funcionar na Casa em todas as quintas-feiras deste mês, a presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), salientou que o evento "é uma grande conquista de todos que se envolveram com a iniciativa" a partir da proposição do vereador Adeli Sell. “Isso representa uma bela e construída junção de forças e de cooperação desses expositores, das associações e cooperativas, produtores comprometidos com a boa agricultura feita de forma mais sustentável, partindo muitas vezes da agricultura familiar dedicada também à produção orgânica ou agroecológica.”

A presidente disse ainda que este tipo de produção está encontrando muito eco e respostas hoje na sociedade, ganhando consumidores que querem priorizar e valorizar a boa alimentação, pensando na saúde e no consumo consciente. “O valor de tudo isso está na importância que esses produtores têm, porque nós, na ponta, por vezes não fazemos ideia do trabalho colocado até que essas maravilhas cheguem até aqui. Um abraço aos familiares e amigos do saudoso vereador Tarciso (Flecha Negra), que lançou essa semente e hoje ganha esta homenagem”.

O vereador Adeli Sell destacou que a ideia surgiu pela influência da Assembleia Legislativa do RS, onde também foi realizada a mesma feira de produtos orgânicos. “Foi um processo onde resgatamos as ideias do saudoso vereador Tarciso Flecha Negra, que tinha como objetivo a alimentação saudável, e tenho certeza que ele se alegraria com a execução dessa iniciativa aqui na Câmara.”

Os produtos comercializados vêm de vários locais do estado, como Nova Santa Rita, Tapes, Guaíba e também aqui da Capital, sendo possível comprar produtos agroecológicos diretamente de quem produz, como frutas da estação, verduras, café torrado e mel.

Também estiveram presentes ao ato o deputado estadual Edegar Pretto (PT), os vereadores Cassiá Carpes (PP), Cláudia Araújo (PSD) e servidores da Casa.

Feira Agroecológica

Quando: Quintas-feiras de setembro, das 11h às 18h

Onde: Largo das Bandeiras, área externa do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre, na Avenida Loureiro da Silva, 255

Aberta ao público

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:produtos orgânicosFeira Agroecológica