Cosmam

Fórum propõe mutirão para esterilizar animais abandonados

Vladimir colocou instalações da Ufrgs à disposição para esterilizações Foto: Caroline da Fé
Vladimir colocou instalações da Ufrgs à disposição para esterilizações Foto: Caroline da Fé

O Fórum pelo Bem-Estar dos Animais deverá promover um mutirão para esterilizar cães e gatos abandonados nas ruas de Porto Alegre. A proposta foi aprovada durante reunião realizada nesta segunda-feira (28/8) à noite, sob a coordenação do vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, vereador Claudio Sebenelo (PSDB). O mutirão deverá ficar a cargo da organização não-governamental Eu Gosto de Bicho, coordenada pela veterinária Anamaria de Brenner Lima, e realizado no Dia do Veterinário, comemorado em 9 de setembro.

Os diretores do Hospital Veterinário da Ufrgs, Carlos Afonso Beck, e da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufrgs, Vladimir Pinheiro do Nascimento, colocaram à disposição do Fórum as instalações do Hospital para que as esterilizações sejam realizadas no dia do mutirão.

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, 459 felinos e 1.757 cães foram recolhidos em 2004, num total de 2.216 animais abandonados nas ruas, tendo sido realizadas 425 esterilizações neste mesmo ano. O vereador Claudio Sebenelo (PSDB) afirmou que tem solicitado audiência com o prefeito José Fogaça para tratar da criação, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de um núcleo que fique encarregado da proteção e bem-estar animal.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)