Plenário

General Sérgio Etchegoyen recebe Título de Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao general de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen. Na foto, a vereadora Mônica Leal (à esq.) e o presidente da CMPA, Cassio Trogildo (à dir.) entregam o título ao homenageado e sua esposa.
    A vereadora Mônica Leal entregou a distinção ao homenageado (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao general de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen. Na foto, o homenageado.
    Etchegoyen disse que passou seus melhores momentos na Capital (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal concedeu, durante sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (29/8), o Título de Cidadão de Porto Alegre ao general do Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen. A homenagem foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP), em reconhecimento pela ativa participação do militar na vida pública da cidade.

Responsável por presidir a solenidade, o vereador João Carlos Nedel (PP) destacou a representatividade do título entregue pelo Legislativo municipal. De acordo com ele, a Câmara é representante do povo, por isso a importância de conceder a homenagem ao general Etchegoyen, "que honra seu trabalho com dedicação à pátria". 

Mônica Leal ressaltou seu vínculo e profunda admiração pelo Exército Brasileiro. “A área da segurança é e sempre será o foco da minha vida política”, afirmou. A vereadora aproveitou para expressar sua gratidão a seu pai, que serviu ao Exército. “Ele despertou em mim o espírito da disciplina e do comprometimento”. Ao falar da carreira de Etchegoyen, Mônica relatou que ele foi uma pessoa que dedicou sua vida à segurança, que, dentro da perspectiva militar, contribuiu em todas as instâncias onde aplicou seu conhecimento. “Hoje tem o reconhecimento de sua parcela de contribuição na sociedade”, disse. Mônica ainda agradeceu a Etchegoyen por continuar prestando serviços relevantes à pátria. “Gratidão e deferência pela inestimável contribuição para a cidade e o Estado”, concluiu. 

Em seu pronunciamento, Etchegoyen agradeceu a todos que fizeram e ainda fazem parte de sua caminhada. Ao relatar alguns momentos de sua história, o general disse que a vida itinerante proporcionada pelo Exército fez colher experiências enriquecedoras e aprender lições inesquecíveis. Apesar de passar por tantos lugares, Etchegoyen falou de seu carinho pela capital gaúcha, onde afirmou ter desfrutado os melhores momentos de sua vida. "Escolhemos o Rio Grande do Sul como nosso destino, e Porto Alegre como nosso ninho", afirmou. Já nas considerações finais, o general demonstrou sua gratidão a todos os vereadores, em especial à vereadora Mônica Leal, por ser proponente da homenagem.

Também estiveram presentes o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim; o secretário de Estado dos Transportes, Pedro Westphalen; o deputado estadual Marcel Van Hattem; o comandante militar do Sul, Edson Leal Pujol; o ex-ministro-chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas José Carlos Nardi; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Thompson Flores; o comandante da Ala 3 Brigadeiro do Ar, Arnaldo Silva Lima Filho; e o comandante da Capitania dos Portos de Porto Alegre, Amaury Marcial Gomes Júnior.  

Histórico 

Nascido em 1ª de fevereiro de 1952, na cidade de Cruz Alta (RS), Etchegoyen mudou-se para Porto Alegre ainda jovem, onde concluiu seus estudos após ingressar no Exército Brasileiro, em março de 1971, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). O general serviu como capitão no 3º Regimento de Cavalaria de Guardas (3º RCGd) de Porto Alegre em 1985 e 1986, onde se dedicou aos esportes equestres. Também serviu no comando da 6ª Divisão de Exército (6ª DE), localizada na Capital gaúcha, no ano de 1991, e no Comando Militar do Sul (CMS), em 1992, ocupando o cargo de adjunto de Planejamento. 

Ainda atuou como oficial-superior na Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (Easa), oficial do Gabinete do Comandante do Exército, assessor especial militar do ministro da Defesa e chefe do Núcleo de Implantação da Estratégia Nacional de Defesa. No Exterior, foi oficial do Estado-Maior da Missão de Verificação das Nações Unidas em El Salvador, chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (EUA) e realizou o Curso de Senior Leader Mission Course das Nações Unidas em Durban, África do Sul. Em 2016, foi convidado e designado pelo presidente Michel Temer para ser ministro-chefe do gabinete de segurança institucional do Brasil. 

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)