Plenário

Getúlio Felipe da Silva será Cidadão Emérito

Menino, de 13 anos, tem paralisia cerebral e sonhava em ser jogador de futebol.

  • Getulinho  foi o vencedor da promoção Sonho de Craque, durante a Copa 2014
    Getulinho foi o vencedor da promoção Sonho de Craque, durante a Copa 2014
  • Vereador Claudio Janta na tribuna.
    Vereador Cláudio Janta (SD) é o proponente da homenagem (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira (8/11), a concessão de Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Getúlio Felipe Fernandes da Silva, conhecido como Getulinho, proposto pelo vereador Cláudio Janta (SD). O homenageado nasceu no dia 13 de julho de 2004, em Porto Alegre e tem paralisia cerebral, o que ocasionou espasticidade dos membros inferiores, impossibilitando-o de fazer todos os movimentos das pernas com naturalidade.

Na justificativa à proposta, Janta lembra que, apesar da indicação do uso da cadeira de rodas, Getulinho afirmou: “Não quero, vou andar!”. A partir desse momento, sua determinação começou a superar todos os diagnósticos. Iniciou seu tratamento na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) em Porto Alegre em 2007, no momento em que ele não conseguia manter o seu tronco ereto nem firmar as suas pernas, assim como foram constatadas dificuldades motoras (dificuldades sensoriais) no seu braço direito.

Trajetória 

Aos 4 anos de idade, iniciou na escola, para onde ele ia com andador. Aos 6 anos de idade fez uma cirurgia em Caxias do Sul, que possibilitou uma melhora considerável no seu estado clínico. Getulinho sempre se mostrou interessado em aprender música e esportes, bem como tantas outras atividades. “Com simpatia e educação, conquista todos de todas as gerações!” Aos 6 anos de idade, começou a dar seus primeiros passos sem a ajuda das muletas ou do andador, o que motivava muito os pais e outras crianças a fazerem a fisioterapia determinada pelas terapeutas da AACD.

As dificuldades se seguiam, mas Getulinho ultrapassava todas elas com naturalidade e dedicação. Determinado a ser goleiro e cantor, começou a treinar no gol da escola, e seus colegas, sem entenderem muito da sua necessidade, solicitavam que ele não participasse dos jogos. Determinado, o pequeno Getulinho começou a treinar em casa, muitas vezes com o pai, ou solitário no pátio, local no qual o pai criou e adaptou um campo de futebol com corrimão e goleira adaptados. Getulinho treinou tanto que começou a erguer-se do solo sem o apoio de ninguém. Com todo esse autotreinamento, foi aceito para jogar no time da escola.

"Acontecia uma “peneirinha” de futebol em Porto Alegre, lá estava Getulinho para participar", relata Janta. "Eram mais de mil participantes, correndo atrás do sonho de ser goleiro. Getulinho não foi selecionado, assim como outros 999 atletas. Ficou triste, sim, porém com garra para treinar mais. Veio a Copa do Mundo de 2014, e Getulinho foi o vencedor da promoção Sonho de Craque, promovida pela patrocinadora oficial do evento, em que crianças acompanhariam os jogadores na entrada de campo antes do início da partida."

O vereador relata ainda que Getulinho foi convidado a dar uma entrevista para um programa de televisão acompanhado de mais quatro crianças. "Esse bate-papo foi muito especial, e, com seu encantamento, sua história, seu conhecimento, sua determinação e sua superação, chamou a atenção da repórter, que fez um convite para ele fazer uma participação ao vivo no programa para falar sobre futebol, participando desse e de vários outros de diferentes canais de televisão, rádio e jornais simultaneamente, antes de entrar em campo com seu ídolo na Copa, Manuel Neuer."

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)