Comparecimento

Governança é tema de palestra em sessão ordinária na PUCRS

Gomes falou durante sessão ordinária na PUCRS Foto: Elson Sempé Pedroso
Gomes falou durante sessão ordinária na PUCRS Foto: Elson Sempé Pedroso

Conversar sobre governança e dar uma contribuição para qualificar a atuação política dos vereadores da Capital foram os principais objetivos da palestra do professor Ricardo Corrêa Gomes, na sessão ordinária desta quinta-feira (14/2). A sessão foi realizada no campus da PUCRS em virtude da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que acontece na Universidade.

"A governança nada mais é do que um processo em que se chamam todos os stakeholders para negociação, vendo formas de melhorar a qualidade do munícipio", defendeu o professor, analisando ainda que a única forma que os governantes têm de aumentar a democracia é trazer as pessoas para dentro do processo político.

Gomes afirmou que, ao conversar com professores britânicos durante a Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, eles se mostraram bastante impressionados com a Governança Solidária Local: "Estamos mostrando para o mundo que é possível ser feita".  Quanto às diferenças da estrutura do governo inglês, ele definiu que o sistema na Inglaterra funciona, mas em equilíbrio. "Qualquer probleminha pode levar à crise", concluiu.

Sobre o palestrante

Ricardo Correia Gomes é Doutor em Administração Pública pela Aston University (2003). É Professor Adjunto III na Universidade Federal de Viçosa. Atua nas áreas de administração pública, administração municipal, indicadores de desempenho, sistemas de informações gerenciais, planejamento estratégico e gerenciamento de stakeholders (em português, o termo se refere a todos os envolvidos em um processo).

É também Vice-Presidente para a América do Sul e Central da International Research Society for Public Management - IRSPM, membro da Academy of Management dos Estados Unidos, e representante da América do Sul no comitê internacional do Conselhor Editorial do International Journal of Public Sector Management IJPSM, periódico ligado ao grupo Emerald.

Taidje Gut (reg. prof. 13614)