Sessão Especial

Grêmio apresenta projeto da Arena Multiuso aos vereadores

Perspectiva artística da Arena do Grêmio Foto: Divulgação
Perspectiva artística da Arena do Grêmio Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, data em que o clube completa 105 anos de atividades, o presidente do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Paulo Odone, apresentou o projeto da Arena Multiuso aos vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre. A Arena será composta pelo novo estádio do clube, espaços para eventos, estacionamento, hotelaria, habitação e serviços. O complexo, que se localizará no bairro Humaitá, zona norte da cidade, deverá ser concluído até 2012 para estar habilitado a sediar jogos da Copa do Mundo em 2014.

Em sessão especial dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), Odone lembrou que a Copa do Mundo constitui-se em um grande negócio para as cidades que sediam esse tipo de evento. "O Brasil construiu seus estádios no modelo Maracanã: muito cimento e ferro, mas pouca funcionalidade", disse Odone, lembrando que os estádios brasileiros costumam ter pouco uso fora dos jogos de futebol. "Atualmente, a concepção mudou. Hoje utilizam-se equipamentos multiuso, com atividades nos 365 dias do ano. Foi assim que pensamos a nova Arena do Grêmio."

O conceito "arena", segundo Paulo Odone, se baseia no formato em anel semelhante ao Coliseu de Roma. A construção do novo estádio deverá ter custos de R$ 300 milhões, enquanto o empreendimento total da Arena deverá receber investimentos de R$ 1 bilhão. "Não tenham dúvidas de que será o estádio mais moderno do mundo." O presidente do clube explicou que o Grêmio pretende viabilizar o empreendimento permutando o terreno do Estádio Olímpico pela área onde será construída a nova Arena.

Apoio

Odone finalizou a apresentação pedindo o apoio dos vereadores à proposta, pois a Câmara Municipal precisa aprovar o projeto que prevê a modificação do regime urbanístico nas duas áreas, do Olímpico e da Arena. Projeto de lei neste sentido deverá ser enviado pelo prefeito Eliseu Santos à Câmara Municipal ainda neste ano. Odone também conclamou os vereadores a, após início das obras, acompanharem a concretização do empreendimento.

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), ressaltou que "um projeto desta importância merece máxima atenção". Melo propôs que, logo após a chegada do projeto à Cãmara, seja realizada uma reunião com todos os vereadores para tratar sobre índice construtivo da área da nova Arena.

Também se manifestaram em apoio ao empreendimento, em nome de suas bancadas, os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Luiz Braz (PSDB), João Bosco Vaz (PDT), Haroldo de Souza (PMDB), João Dib (PP), Maristela Maffei (PCdoB), Adeli Sell (PT), Elias Vidal (PPS), Professor Garcia (PMDB) e José Ismael Heinen (DEM).

Projeto

A Arena do Grêmio será construída numa área de 38 hectares localizada às margens da BR-290, a free-way, e terá acesso privilegiado com a construção da Avenida do Parque e do Viaduto Leonel Brizola, na entrada da cidade. Antes do início das obras, a Câmara Municipal deverá apreciar o projeto de lei específico para alterar o regime urbanístico que envolve o atual terreno onde se localiza o Estádio Olímpico – que será demolido para dar lugar a um empreendimento imobiliário – e para adequar a área da Arena Multiuso.

O projeto da Arena do Grêmio prevê 29 mil metros quadrados para abrigar lojas, quatro níveis de arquibancada totalizando 52.112 lugares – todos cobertos -, além de 130 camarotes para abrigar 2.760 torcedores, e estacionamento com 5.600 vagas, entre outros detalhes. Além disso, haverá espaço cultural para shows, shopping center e hotel.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Gilberto Jasper (reg. prof. 4.152)

Ouça:
Grêmio pede mudança do regime urbanístico para construir arena