EMENDA

HPS de Porto Alegre recebe emenda impositiva

Hospital de Pronto Socorro, em Porto Alegre, recebe 40 mil reais em emenda impositiva do vereador Alexandre Bobadra (PL).

H
Foto: Cristine Rochol / PMPA

Na manhã desta quinta, 29, o gabinete do vereador Alexandre Bobadra (PL) esteve presente com a direção do Hospital de Pronto Socorro (HPS), para a entrega da emenda impositiva no valor de 40 mil reais, em apoio às enormes necessidades da instituição.

O HPS é um hospital de emergências médicas, localizado no bairro Bom Fim, na cidade de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi inaugurado em 19 de abril de 1944.

A instituição funciona 24 horas por dia, atendendo as urgências e emergências em 22 especialidades, em especial as vítimas de trauma. É administrado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O HPS realiza mais de 900 atendimentos diários em diversas especialidades ambulatoriais e nas especialidades médicas e odontológicas necessárias ao atendimento integral de pacientes vítimas de politraumatismos e lesões agudas. A maior parte de seus atendimentos referem-se a urgências clínicas. Uma de suas características marcantes é que 30% dos seus leitos são de UTI, quando a média dos hospitais em geral, públicos ou particulares, não ultrapassa 5%, o que mostra ser este um hospital voltado e equipado para pacientes críticos.

Atualmente, integra a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com mais de  1.470 servidores, cuja responsabilidade se estende a 139 leitos, sendo 38 de UTI, com 360 mil atendimentos por ano, em 22 diferentes especialidades médicas, incluindo-se nessas, desde 1995, o SAMU.

Possui programas de Residência Médica em Cirurgia Geral, Cirurgia do Trauma, Medicina de Emergência e Psicologia Hospitalar.

Foi a primeira instituição pública de saúde no Brasil a integrar o programa Closer to Zero, de prevenção de lesão por pressão, também conhecida por escaras e que acomete acamados que permanecem muito tempo na mesma posição.

Em reunião com a diretora Tatiana Razzolini Breyer, entendemos a necessidade de aporte para recuperar estruturas, a importância de aparelhos para a prevenção e tratamento de doenças, logo, todo apoio é bem-vindo e a sociedade precisa saber como é feito o trabalho numa instituição de tal porte.

"Uma honra poder aportar o HPS com recursos que podem salvar vidas. São 40 mil reais destinados com carinho. O nosso incentivo é para que mais parlamentares possam ter um olhar sensível para a instituição que possui um corpo clínico de qualidade e que é referência em todo o RS. Precisamos falar mais sobre as necessidades dos hospitais e trabalhar firme para que tenham suporte em suas funções, devolvendo ao contribuinte qualidade e efetividade nos serviços. Estamos falando de saúde, sendo uma de nossas prioridades em nosso mandato." Declara o vereador Alexandre.

 

Texto

Carina Belomé