Plenário

Idade máxima para candidatos a Guarda Municipal será de 25 anos

Presidente Valter Nagelstein assina Termo de Doação de Bens Móveis da CMPA para a Secretaria Municipal de Segurança. Na foto, servidores da Guarda Municipal
Média de idade atual do efetivo é de 54 anos (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Foi aprovado, na sessão ordinária desta quarta-feira (1/12) da Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto do Executivo que estabelece a idade máxima de 25 anos para inscrição em concurso público para o cargo de Guarda Municipal. Foram 23 votos favoráveis e oito contrários.

De acordo com o Executivo, o cargo exige uma preparação física elevada, “sendo perfeitamente compreensível que um candidato de 25 anos tenha mais facilidade de exercê-lo do que um de 55 anos”. 

A média de idade atual do efetivo é de 54 anos, segundo os dados apesentados no projeto. Dentre as atribuições do guarda municipal estão o policiamento preventivo, com utilização de armamento, embarque e desembarque de viaturas, uso da força física, apoio estratégico na rede de proteção social, entre outras atribuições que, segundo o Executivo, expõe o profissional a um alto nível de estresse e risco à saúde.

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:concurso públicoGuarda Municipal