Plenário

Instalada a Frente Parlamentar da Câmara Municipal pelo Metrô

Mauro (e), Prestes, Sofia e Amatneeks (d) na instalação da Frente Foto: Lívia Stumpf
Mauro (e), Prestes, Sofia e Amatneeks (d) na instalação da Frente Foto: Lívia Stumpf

A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na tarde desta quinta-feira (24/3), a Frente Parlamentar de Acompanhamento do Projeto do Metrô, que encontra-se em fase de análise pelo governo federal. A expectativa é pelo anúncio da obra dentro do denominado PAC da Mobilidade Urbana. O presidente da Frente, vereador Mauro Pinheiro (PT), disse que este é um momento muito importante.

"A Câmara deverá juntar-se ao esforço conjunto envolvendo a prefeitura, o governo do Estado, as bancadas estadual e federal e o governo federal para a viabilização dos recursos para a instalação do metrô na Capital e, assim, melhorar a mobilidade urbana da cidade", destacou Mauro Pinheiro.

O representante do Trensurb, José Augusto Amatneeks, disse que a empresa vem buscando solucionar problemas da região metropolitana e que a sinergia favorável é importante para a viabilização da obra. Já Rafael Prestes, da Secretaria do Planejamento, destacou que o órgão está empenhado e será um protagonista ativo para a concretização do projeto.

Fazem parte da Frente Parlamentar os vereadores Adeli Sell (PT), Airton Ferronato (PSB), Aldacir Oliboni (PT), Beto Moesch (PP), Dr. Raul (PMDB), Dr. Thiago Duarte (PDT), Elias Vidal (PPS), Engenheiro Comassetto (PT), Luciano Marcântonio (PDT), Maria Celeste (PT), Mário Fraga (PDT), Mário Manfro (PSDB), Nelcir Tessaro (PTB), Nilo Santos (PTB), Sebastião Melo (PMDB), Sofia Cavedon (PT), Tarciso Flecha Negra (PDT), Toni Proença (PPS) e Waldir Canal (PRB).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)