Solene

Irmão Joaquim é Cidadão de Porto Alegre

Newton, Clotet e Celeste na entrega do título ao reitor da PUCRS Foto: Elson Sempé Pedroso
Newton, Clotet e Celeste na entrega do título ao reitor da PUCRS Foto: Elson Sempé Pedroso

Em solenidade realizada no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (25/9), o irmão marista Joaquim Clotet, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre. A distinção, proposta pelo vereador Newton Braga Rosa (PP), foi conferida em cerimônia conduzida pela vereadora Maria Celeste (PT), presidenta do Legislativo porto-alegrense.

“Nosso homenageado enfrentou desafios de como posicionar uma universidade nos tempos atuais sem abrir mão do ensino, pesquisa e extensão”, destacou Braga Rosa ao fazer sua saudação. Especialmente ligado à área da ciência e tecnologia, o vereador lembrou ainda, entre obras apoiadas e desenvolvidas pelo reitor na PUCRS, a implantação do Museu de Ciência e Tecnologia e do Parque Empresarial Tecnológico. “O irmão Joaquim é um feliz exemplo da prática da Congregação Marista, que visa a formação de cidadãos cientes de suas responsabilidades sociais”.

Ao agradecer, irmão Joaquim destacou a distinção recebida como um reconhecimento à PUCRS. “Todos, ajudamos a construir um Rio Grande instruído e pujante”, afirmou lembrando o grande números de pessoas ligadas à instituição. “Nossa universidade é grande e distinta porque notáveis são as pessoas que à ela se dedicam”, salientou. O homenageado também citou os vários departamentos e órgãos que constituem a PUCRS em ensino, pesquisa e atendimento à comunidade, entre as quais obras sociais empreendidas. “Contem com meu esforço para continuar trabalhando pela cultura, pela educação e pela cidadania”.

O novo Cidadão de Porto Alegre, também foi saudado, em nome de suas bancadas, pelos vereadores Adeli Sell (PT), Elói Guimarães (PTB), João Carlos Nedel (PP), Sebastião Melo (PMDB), Professor Garcia (PPS), Ervino Besson (PDT) e Claudio Sebenelo (PSDB). A cerimônia teve a participação de sexteto de metais da Orquestra Filarmônica da PUCRS, sob regência do maestro Frederico Gerling Jr, que, em homenagem especial ao irmão Joaquim, executou pout pourri de músicas gauchescas. O sexteto apresentou ainda os hinos Nacional e Rio-grandense na abertura e encerramento da sessão.

O HOMENAGEADO - Natural de Mataró, província de Barcelona, Espanha, o irmão Joaquim transferiu-se para o Brasil em 1984 tendo se naturalizado em 1990. Desde dezembro de 2004 é reitor da PUCRS, instituição da qual foi vice-reitor de 1994 a 2004. Joaquim Clotet é graduado em Língua Inglesa e em Filosofia e Letras, pela Universidade de Barcelona, e PhD (Philisophiae Doctor) em Filosofía y Letras e em Ética e Bioética, pela mesma universidade.

Em sua trajetória acadêmica, como professor, irmão Joaquim lecionou em locais como as universidade Nacional de La Plata e Nacional de Buenos Aires, Argentina; universidades Federal do Rio Grande do Sul, Federal da Bahia, de Brasília e Católica de Salvador. Como aluno, fez parte do corpo discente da Universidade de Glasgow, Escócia; das universidades de Londres e Cambridge, na Inglaterra; Pontifícia Universitas Gregoriana, Itália; e da universidades Georgetown e Harvard, nos Estados Unidos.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)