Comissões

Jardim Renascença pede esgoto cloacal

Projeto para o Jardim Renascença foi discutido na Cuthab Foto: Fernanda Westerhofer
Projeto para o Jardim Renascença foi discutido na Cuthab Foto: Fernanda Westerhofer

A presidente da Associação de Moradores do Centro Comunitário Jardim Renascença, Jussara Cabeda, reivindicou que a comunidade, localizada no Bairro Cristal, seja contemplada com a instalação de uma rede de esgoto cloacal. A solicitação foi recebida, nesta terça-feira (7/6) à tarde, pelo presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal, vereador Pedro Ruas (PSOL), em reunião realizada com representantes do Executivo municipal.

De acordo com Jussara, o Jardim Renascença tem apenas rede de esgoto pluvial, mas as obras para a instalação do cloacal teriam sido priorizadas pelo Orçamento Participativo. "O projeto para a realização das obras foi feito pelo Dmae, mas não foi apresentado à comunidade", disse a presidente. Ela informou ter enviado ofício ao diretor do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, pedindo providências quanto ao pleito, mas não recebeu resposta.

Segundo Jussara, após vistoria no local feita por um engenheiro da prefeitura, algumas obras de reparo foram iniciadas, mas ficaram sem conclusão, deixando trechos de asfalto cortados, pedaços de meio-fio e canos ao longo da vila. Ela relatou que existe esgoto a céu aberto na Rua da Antena, assim como não foi construída a rede de cloacal na Rua Palmeira das Missões.

Conforme o coordenador do Programa Água Certa, do Dmae, Luiz Carlos Bichinho, o leito da Rua da Antena é todo feito de rocha, necessitando ser perfurado para a colocação da rede de esgotos. Segundo ele, um novo projeto está sendo feito para contemplar aquela rua, a ser concluído nos próximos dias e apresentado à comunidade. Bichinho também informou que no trecho de área de preservação permanente, nos fundos da Rua Palmeira das Missões, as obras só podem ser realizadas com autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). O representante do Dmae, no entanto, se prontificou a agendar uma visita à comunidade, juntamente com o engenheiro do Dmae Irineu Dornelles, para fazer uma vistoria e verificar quais obras ainda necessitam ser realizadas.

O presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), garantiu que a Comissão acompanhará a visita do Dmae ao Jardim Renascença. Segundo ele, a Cuthab também solicitará informações à Secretaria Municipal de Governança Local sobre os trâmites para a regularização da vila, a fim de que o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) possa instalar a rede de esgoto no local.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)