Solene

Jardineiro da Smam, Aguiar recebe Honra ao Mérito

Aguiar (e) e Braz (d) na entrega do diploma Foto: Felipe Dalla Valle
Aguiar (e) e Braz (d) na entrega do diploma Foto: Felipe Dalla Valle

Servidor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), o jardineiro Carlos Aparício da Silva de Aguiar, também conhecido como Teixerinha, foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta sexta-feira (13/4), com o Diploma Honra ao Mérito. A homenagem, entregue em sessão solene por solicitação do vereador Luiz Braz (PSDB), teve por local o Plenário Otávio Rocha e contou com a presença de familiares e colegas de Aguiar.

“Temos a certeza de que a sociedade gaúcha reconhece em você um dos seus grande batalhadores”. Ao fazer esta afirmação em sua saudação ao homenageado, Braz lembrou o trabalho realizado por Teixerinha, voltado à conscientização sobre a importância da reciclagem do lixo: “de olhar o lixo não como algo desprezível, mas de onde se pode tirar inclusive sustento”. O vereador destacou ainda a homenagem da Câmara Municipal como um reconhecimento ao trabalho que Teixerinha se impôs, através de palestras em escolas e comunidades sobre a importância da reciclagem de lixo.

Ao agradecer o Diploma de Honra ao Mérito, Teixerinha disse que trabalha sempre pensando no meio ambiente. “Tudo começou como um manifesto, uma vontade de passar a mensagem para as pessoas de que o lixo pode ser transformado”. O jardineiro lembrou que, com o tempo, foi criando personagens com a sucata recolhida em praças e parque. “Quero passar uma mensagem através da arte”, afirmou. “Agradeço em nome do meio ambiente. Reciclar no presente é cuidar do futuro. Rios, parques praças e avenidas não são lixeiras”.

A sessão foi presidida pelo vereador Carlos Todeschini (PT).

Homenageado

Nascido em 1962 em Porto Alegre, Teixeirinha, é jardineiro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e transforma lixo em brinquedo. Desde 2007 realiza exposições, oficinas e palestras sobre a importância da reciclagem. Também expôs na Smam, na Câmara Municipal e no Centro de Formação Tereza Verzeri. Em 2011, participou do Projeto Aldeia Ambiental, promovido em parques pelo Comando Ambiental da Brigada Militar, e do 20º Encontro de Casais com Cristo da Paróquia Nossa Senhora de Belém.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Leia também:
Jardineiro escultor transforma sucata em brinquedos
Teixeirinha cria brinquedos com lixo de praças e parques