Plenária do Estudante

Jovens criam projetos para educação, cultura e saúde

Três projetos para educação, cultura e saúde foram apresentados por 14 adolescentes do Centro Cultural James Kulisz (Cejak) na segunda-feira (17/9) na Câmara Municipal de Porto Alegre. Eles participaram da Plenária do Estudante, promovida pela seção de Memorial, na qual redigiram, debateram e votaram propostas para a cidade. Os jovens também conheceram o Legislativo e acompanharam parte da sessão ordinária no Plenário Otávio Rocha.

O Cejak oferece atividades de cultura, educação, esporte, lazer e qualificação profissional, visando ao desenvolvimento social, cultural e econômico da região da Vila Pinto, na Zona Leste. Conforme a instituição, cerca de 70% da população da Vila Pinto estão em situação de risco social, necessitando de ações imediatas.

As propostas

VAN, PISCINA e BOLSAS – Cada escola deverá ter uma van escolar para passeios uma vez por mês, uma piscina para atividades no verão e aulas de artes marciais (como jiu jitsu). Também devem ser oferecidas bolsas em colégios particulares para crianças carentes. De Camila Taciele, 15 anos, Mayla Cristiane, 14, Jorge Sipriano, 18, Christian Sipriano, 14, e Luisandro Rodrigues, 14.

PASSEIOS e PALESTRAS – As escolas devem promover mais passeios culturais aos alunos e mais projetos culturais e palestras. De Cassiane dos Santos Machado Mendes, 14 anos, Jennifer Lemos Candiota, 14, Maicon Douglas, 15, Thais da Silva Lima, 14, e Matheus Castama, 15.

SAÚDE – Os postos de saúde devem ter mais médicos e a área de saúde deve ser informatizada, com marcações de consultas via Internet, “para agilizar o processo de atendimento”. De Lindara Souza, 16 anos, Melissa Gomes, 15, Andressa Ribeiro Gonçalves, 17, e Letícia Maciel, 15.

As propostas apresentadas nas Plenárias do Estudante são reunidas e entregues ao prefeito da Capital. As escolas interessadas em participar da atividade, que é gratuita, devem entrar com contato com o Memorial da Câmara: (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)