Sessão Solene

Léo Voigt é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Leo Voigt, na tribuna da Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso
Leo Voigt, na tribuna da Câmara Foto: Elson Sempé Pedroso

Por proposição do vereador Toni Proença (PPL), a Câmara Municipal da Capital  homenageou, nesta sexta-feira (21/12), com o título de Cidadão Honorífico de Cidadão Emérito de Porto Alegre, o professor universitário Léo Voigt. A solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha, foi presidida pelo vereador Nelcir Tessaro (PSD) e contou, entre outros, com a presença de familiares, amigos e do secretário municipal da Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, além do coral Vozes do Porto, que tem entre os seus integrantes o homenageado. Os músicos cantaram três canções do repertório popular brasileiro.

Trajetória

Voigt nasceu em Porto Alegre, no dia 20 de junho de 1959. É casado com Martha Bins Voigt, bisneta do ex-prefeito de Porto Alegre, Alberto Bins, e pai de Nathalia, Celina e Isabella. Filho de descendentes alemães, o homenageado sempre teve uma disciplinada formação, assegurada por seus pais. Bacharel e licenciado em Sociologia, é mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor universitário desde 1990. Voigt é um especialista em diversos temas referentes a movimentos sociais, sociedade civil e defesa de direitos básicos, tendo tornado-se uma referência no terceiro setor.

Ativista social

Proença destacou que cada vereador tem direito a conceder um título para pessoas que se destacam e que se sentia muito feliz em dar o título a Léo Voigt, pela sua trajetória. Lembrou algumas atividades sociais realizadas por Voigt, que já aos 18 anos se tornava presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul, tendo ficado no posto por vários mandatos, especializando-se em redução do uso de álcool e outras drogas. Enfatizou que Voigt integrou governos estaduais e municipais em diversas ocasiões, com suas ações que ajudaram a reduzir o número de crianças nas sinaleiras.

Observou ainda que Voigt foi diretor da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho por oito anos, fazendo parte do seu Conselho de Curadores até o presente momento. Acrescentou que, de 1996 a 2002, por vários mandatos, foi diretor e presidente do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife) – organização nacional que reúne os institutos e fundações empresariais que dedicam, voluntariamente, recursos privados para fins públicos e sociais.

Por quinze anos foi diretor da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), de Brasília. Integrou a Fundação Kellogg como bolsista do Programa Liderazgo em Filantropia e também a rede de líderes da Fundação Avina. Há dez anos, Léo Voigt integra a Bolsa de Valores Sociais e Ambientais da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e a mesa administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Recentemente, foi empossado como membro do Conselho de Curadores do Instituto Coca-Cola, no Rio de Janeiro. Convidado pelo ex-secretário Fernando Schüller, tornou-se diretor administrativo da Fundação Gerações, entidade dedicada a fomentar a cultura de poupança (fundos de endowment) nas organizações do terceiro setor gaúcho. É membro vitalício do Conselho dos Encontros Ibero-americanos da Sociedade Civil. Também ajudou na construção do Hospital Santo Antônio. Proença destacou ainda que Voigt é um abnegado das causas sociais e que tem no diálogo outra grande virtude. “Por isso, me sinto muito feliz em conceder esse título merecido ao novo conselheiro, que será um membro atuante no Conselho de Cidadãos de Porto Alegre”, concluiu.

Representando o prefeito José Fortunati, o secretário da Governaça Local, Cezar Busatto, destacou que Voigt foi um dos vanguardistas na conscientização de que é responsabilidade de toda a sociedade, e não só dos governos, a tarefa de trabalhar contra as desigualdades sociais e de praticar políticas de inclusão contra a pobreza. Também lembrou que Voigt foi um dos artífices de um programa desenvolvido durante o Governo Fogaça para a inclusão das crianças de rua e que atualmente está envolvido em desenvolver a inclusão a carrinheiros e carroceiros em outras áreas.

Carroças

Agradecendo a homenagem, Léo Voigt disse que jamais imaginou que um discurso fosse tão impactante, como o feito pelo vereador Proença. Afirmou que quando completou 50 anos, fez balanço do que havia realizado em sua vida até então e observou que já havia participado de 80 instituições. Destacou que gosta de viver e trabalhar em grupo, pela importância que dá ao coletivo, o que lhe tem ajudado a tanto envolvimento com as causas sociais.

Anunciou que, com os recursos previstos e as parcerias que a Prefeitura têm, será possível antecipar para 2014 a retirada de todos os veículos de tração animal em circulação em Porto Alegre. “Vamos conseguir incluir todos os atores, tanto os carroceiros, como os carrinheiros e os trabalhadores nos galpões de reciclagem, nos projetos de uma verdadeira inclusão. Por isso, mesmo sem a obrigação da Prefeitura, pois a Lei determina o prazo final da retirada das carroças para 2016, conseguiremos antecipar para 2014, o ano da Copa”, salientou.

Texto: Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)