Plenário

Líderes de bancadas discutem problemas da cidade

Nos tempos de Lideranças da sessão plenária desta segunda-feira (5/7) os vereadores de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos

COPA - Airto Ferronato (PSB) demonstrou preocupação com o ritmo das obras para a Copa de 2014. Disse que a Casa tem feito sua parte, agilizando a votação de todos os projetos que envolvem o mundial de futebol. Para ele, o Cais Mauá é exemplo de lentidão nas obras. "Somente na semana passada a governadora assinou o início da licitação para a obra", lembrou. (MAM)

THOMPSON - João Dib (PP) destacou inauguração, hoje pela manhã, de placa que identifica como Largo Telmo Thompson Flores área embaixo do viaduto Dom Pedro I, construção erguida por ele. Observou que o ex-prefeito realizou obras que, à época, foram consideradas faraônicas mas que hoje são fundamentais para a cidade. "As obras que fez mostram a visão e competência dele. A homenagem, portanto, é muito justa." (MAM)

LOMBA - Maristela Maffei (PCdoB) informou que protocolou projeto que altera o zoneamento da Lomba do Pinheiro dentro das regras da Operação Consorciada Urbana para a região. Ressaltou que o projeto da Operação Consorciada já traz duas emendas apresentadas por ela que vão beneficiar a região: uma sobre o pólo de tecnologia e outra sobre a reserva de área para construção de um hospital. (MAM)

ILUMINAÇÃO – Tarciso Flecha Negra (PDT) informou ter recebido reclamação dos assaltos na Praça da Alfândega em função da falta de iluminação. “Já fizemos este pedido a SOMV, e creio que a prefeitura irá tomar providências para que as pessoas tenham segurança para andar naquele local à noite”, avaliou. Para Tarciso, os vereadores são eleitos para fiscalizar e cobrar do Executivo. Ele também parabenizou o ex-técnico da Seleção Brasileira, Dunga, pelo trabalho desenvolvido na Copa do Mundo de futebol. (LO)

DEMANDAS – Adeli Sell (PT) disse que a cidade tem demandas que gostaria de registrar antes do recesso parlamentar, e citou como exemplo denúncia da venda de fichas em postos de saúde na Capital. “Se tem alguém que vende fichas, vamos verificar”, anunciou. Adeli coloca que foi cobrado pela falta de médicos, por exemplo, na Lomba do Pinheiro. Citou duas outras demandas: o abandono das praças e também a festa do Acampamento Farroupilha. "Os vereadores não estão atrapalhando, solicitamos que esse evento tenha prestação de contas e apresentação de notas fiscais”. (LO)
 
CULTURA – Fernanda Melchionna (PSOL) disse que a prefeitura, sem consultar lideranças da área e do Conselho Municipal de Cultura (CMC), não abrir o segundo edital do Funproarte.  Ressaltou que os editais são feitos duas vezes por ano, mas o de julho seria substituído por bolsas de pesquisas que usariam recursos do Funproarte. “Falta planejamento, responsabilidade, compromisso, democracia e diálogo da prefeitura com as áreas culturais que não são consultadas”, reclamou. (LO)
 
MOBILIDADE – Engenheiro Comassetto (PT) disse se solidarizar com o secretário demissionário da Mobilidade Urbana (EPTC) Romano Botin. “Tem uma história mal-contada. Botin ouviu todos os vereadores e buscou diálogo com as comunidades, um contraponto com o ex-secretário Luiz Afonso Senna, que não analisava a Mobilidade com a Casa e com a população”, criticou. Comassetto disse que era o também ex-secretário Clóvis Magalhães que mandava nos projetos. “O Clóvis ainda é secretário?”, indagou. (LO)

ELEIÇÕES - André Carús (PMDB) lembrou que hoje ocupa pela última vez a tribuna, visto que substitui o vereador Haroldo de Souza (PMDB), que retorna de sua viagem à África onde cobria a Copa do Mundo. “Ainda que em caráter temporário, procurei defender bandeiras que respeitassem a ética”, disse. Criticou seu partido por “mais uma vez ser coadjuvante” nas eleições. “O PMDB deixou de ser protagonista e optou por ser ‘rabicheiro’ de outras propostas”, afirmou. (CK)

ESTÁGIO - Nilo Santos (PTB) afirmou que o governo tem responsabilidade na questão do oferecimento de estágios aos jovens. Fez apelo à Mesa para que se analise a possibilidade de ampliação da quantidade de vagas de estágios na Câmara Municipal. “A gurizada precisa sair da ociosidade”, disse. Para o vereador, uma das formas de combate às drogas, em especial ao crack, é dar oportunidade aos jovens de estudar em um turno e estagiar em outro turno: “isso oxigena” a vida do jovem, disse. (CK)

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Carla Kunze (reg. prof. 13515)