Presidência

Livro e mostra fotográfica marcam história de Assis Brasil

Tonico Alvares (e) e Carlos Dácio Assis Brasil na exposição Foto: Elson Sempé Pedroso
Tonico Alvares (e) e Carlos Dácio Assis Brasil na exposição Foto: Elson Sempé Pedroso
Foram lançados, nessa quarta-feira (29/7), no Memorial do Rio Grande do Sul, o livro e a exposição fotográfica Joaquim Francisco de Assis Brasil – O Senhor do Castelo, Sonhos e Memórias no Pampa. A obra, de 112 páginas, contém textos de Carmen Aita e fotos de Tonico Alvares. A mostra fotográfica ficará exposta no Memorial de 29 de julho a 30 de agosto, com entrada franca. O livro e a exposição contam com o apoio da Câmara Municipal de Porto Alegre e do Memorial do Rio Grande do Sul. Em setembro, a exposição será instalada na Câmara Municipal de Porto Alegre.

Participaram da solenidade parentes e amigos de Assis Brasil e dos autores, além de várias autoridades entre as quais o presidente em exercício da Câmara, vereador Adeli Sell (PT), e o prefeito em exercício da Capital, vereador Sebastião Melo (PMDB). Adeli definiu Assis Brasil como um “inovador, muito à frente do seu tempo, e um propulsor da cultura”. Melo lembrou Assis Brasil como “um líder político democrata e de grande contribuição para a agricultura e a pecuária”. O neto de Assis Brasil, Carlos Dácio Assis Brasil, destacou que a obra lançada conta um pouco da história do Rio Grande, sendo de grande importância para as futuras gerações.

Para o fotógrafo Tonico Alvares, um dos autores do livro e organizador da exposição de fotos, “é preciso haver uma mobilização para que o Castelo Pedras Altas seja restaurado imediatamente, sob pena de virar pó”. Carmen Aita disse que o livro é fruto de um trabalho entre ela e Tonico, de quase dez anos. Lembrou que os dois trabalharam no Castelo Pedras Altas durante três meses. O diretor do Memorial do Rio Grande do Sul, Voltaire Schilling, observou que o Memorial já havia lançado um caderno especial sobre Assis Brasil e que agora, a sua história estava sendo ampliada.

A data dos lançamentos coincidiu com o 151º aniversário de nascimento de Assis Brasil, líder político gaúcho, membro fundador do Partido Libertador, advogado, parlamentar, ministro plenipotenciário, escritor e produtor rural. Entre as fotos, algumas bastante curiosas, como as de demonstração das suas habilidades como atirador. Em foto, da página 40 do livro, Assis Brasil mira um objeto sobre a cabeça de Santos Dumont, o Pai da Aviação.

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) e o Secretário Municipal do Meio Ambiente, vereador Professor Garcia (PMDB) também prestigiaram o evento.

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)