Memória

Livro sobre logradouros com nomes femininos tem versão on-line

A capa da versão impressa Foto: Reprodução
A capa da versão impressa Foto: Reprodução

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre colocou à disposição, na Internet, a versão on-line do livro Logradouros Públicos em Porto Alegre: presença feminina na denominação. A obra, de autoria de Rosa Ângela Fontes, pesquisadora do Memorial, apresenta as vias e espaços urbanos da Capital que levam nomes de mulheres, juntamente com as biografias resumidas.

Criado a partir de informações contidas em documentos do Legislativo e bibliografia, o livro tem formato de dicionário, facilitando a pesquisa. Segundo o coordenador do Memorial, Jorge Barcellos, trata-se de uma obra de grande importância para estudiosos em geral, especialmente das questões de gênero. "O livro amplia o significado político de dar nomes às ruas da cidade, que, além de afirmação de cidadania, servem também às lutas de gênero na Capital", destaca.

A versão impressa, com distribuição gratuita, destina-se a escolas, instituições e pesquisadores. A versão on-line pode ser acessada pelo site www.camarapoa.rs.gov.br. Informações no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefones (51) 3220-4187 e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)