Sessão Solene

Mãe Tala é homenageada com a Comenda Porto do Sol

Dr Thiago entregou distinção a Mãe Tala, ao lado de Mãe Gedi e do secretário Nereu (d).  Foto: Fernanda Westerhofer
Dr Thiago entregou distinção a Mãe Tala, ao lado de Mãe Gedi e do secretário Nereu (d). Foto: Fernanda Westerhofer

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta sexta-feira (5/8), sessão solene para a entrega da Comenda Porto do Sol a Maria Georestaura Correa dos Santos. Conhecida como Mãe Tala, a homenageada é líder religiosa no bairro Lami, onde mantém o Templo Universal da Paz-Pai Francisco de Luanda. Proposta pelo vereador Dr. Thiago Duarte (PDT) e presidida pelo vereador Toni Proença (PPS), a solenidade ocorreu no Plenário Otávio Rocha com a presença de autoridades, amigos e familiares de Mãe Tala.

Dr. Thiago destacou a trajetória e o trabalho da sacerdotisa, reconhecido internacionalmente. Lembrou que Mãe Tala nasceu em Porto Alegre em 1º de agosto de 1952, filha do médico espiritual Luiz Correa da Silva e da dona de casa Gedi Maximilia dos Santos, também líder espiritual. Contou que, buscando aprofundar seus conhecimentos, Mãe Tala visitou países locais sagrados para diversas correntes religiosas situados no Egito, Israel, Grécia, Tailândia, Tibete, Índia, Espanha, Peru, Portugal, França e Itália.

De acordo com o vereador, no templo localizado na Rua Luiz Correa da Silva, 200, Mãe Tala oferece cursos de aprimoramento espiritual e conforta os necessitados por meio de programas assistenciais e de inserção social. Também promove eventos culturais religiosos, entre os quais cavalgadas que reúnem mais de 3 mil pessoas. Conforme Dr. Thiago, Mãe Tala é ferrenha defensora da natureza, buscando conscientizar a sociedade da importância de preservar o meio ambiente para o bem estar de todos os seres vivos.

O vereador lembrou que Mãe Tala contribuiu para inserir Porto Alegre nos roteiros de eventos religiosos. Segundo ele, as atividades organizadas por ela contam com a participação de pessoas de diversas regiões do país e do mundo. "Nada mais justo, portanto, que lhe seja concedida a Comenda Porto do Sol", disse. "Mãe Tala é filha do sol, o astro maior do Universo, e hoje aqui representa todas as mães e todas as Marias." Para finalizar, Dr. Thiago declamou um poema criado por Jayme Caetano Braun para homenagear as mães.

Agradecimento

 Mãe Tala agradeceu a Comenda - entregue em forma de medalha com o Brasão de Porto Alegre e diploma a quem se destaca em suas áreas de atuação -, definindo o momento como "uma página especial de grande luz" na história de seu templo. Lembrou que o espaço do Lami foi fundado por seu pai, que chegou ao Lami ainda convalescente, pois havia levado nove facadas de seu primeiro sogro. "Ele sobreviveu com a ajuda de Pai Francisco de Luanda e deu início a esse trabalho de amor", contou. "Sou apenas uma semente de Pai Luiz e de Mãe Gedi, nobre guerreira e sacerdotisa que continua a trabalhar em prol das crianças e da natureza, acolhendo os necessitados", frisou Tala.

A homenageada garantiu que sua meta é lutar pela crianças e os jovens e contra as drogas, "esse monstro que está destruindo famílias e a sociedade". Para Tala, o mundo vive o início do Apocalipse, pois milhares de mães têm enterrado seus filhos. "Temos de nos unir num trabalho árduo buscando auxílio, tratamento medicinal e espiritual porque todo drogado está doente", pediu. "Precisamos ajudar essa juventude porque senão pouco vai sobrar no amanhã". Mãe Tala ainda reforçou o apelo aos vereadores. "Peço a vocês, que fazem parte da política brasileira, que trabalhem pelas crianças, os jovens e a mãe natureza", declarou. "Por fim, declarou: "Esta é uma noite especial para todos nós, que todos encontrem o seu caminho de amor e paz."  

Além de Toni Proença e Mãe Tala, compôs a mesa da sessão o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D"Ávila, representando o prefeito municipal. Presente à sessão, o vereador Engenheiro Comassetto (PT) também saudou a sacerdotisa, que, na sua opinião, é uma referência de espiritualidade e na construção de uma cultura da paz. "E os construtores da paz merecem toda a nossa reverência", afirmou.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)