Solene

Maria Inês Rodrigues recebe Comenda Pedro Weingärtner

Artista plástica recebe comenda da Câmara Foto: Tonico Alvares
Artista plástica recebe comenda da Câmara Foto: Tonico Alvares

A Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou com a Comenda Pedro Weingärtner a artista plástica Maria Inês Rodrigues. A solenidade foi dirigida pela presidente do Legislativo, Maria Celeste (PT), e realizada nesta terça-feira (8/5) no Plenário Otávio Rocha. A homenageada, que é natural de Porto Alegre, foi aluna de artistas consagrados como Ado Malagoli, Vasco Prado, Zoravia Bettiol e Iberê Camargo. Estudou Artes Plásticas na Ufrgs e em diversos ateliês na Inglaterra, onde fez uma de suas primeiras exposições, dando início à sua carreira internacional. Maria Inês foi, ainda, uma das primeiras afirmações femininas na área das artes plásticas no Rio Grande do Sul, destacando-se, especialmente, na gravura em metal. Participou de diversas exposições tanto no território brasileiro como no exterior.

A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Goulart (PTB) e pelo ex-vereador e atual deputado estadual Paulo Odone (PPS). Dr. Goulart disse que "a arte estava sendo homenageada pela vontade unânime dos vereadores”. Ele lembrou ter conhecido a artista num trabalho exposto na Câmara. "Tive uma ótima impressão. Depois conheci o seu trabalho com mais profundidade e fui recebido em sua casa." Disse ter constatado que Maria Inês é uma artista com múltiplas habilidades. Na sua casa, contou, a arte está em toda parte, seja através dos mosaicos, das pinturas, das gravuras e vitrôs. Também lembrou que Maria Inês fez a sua primeira pintura aos 15 anos e aos 22 anos, tendo chegado a Londres, onde fez diversas exposições.

Ao agradecer a homenagem, Maria Inês se disse surpresa com a sensibilidade para a arte dos proponentes, Dr Goulart e Paulo Odone. "Dr. Goulart participou de uma mostra onde demonstrou conhecimento sobre as técnicas em pintura e gravura." Também destacou a capacidade e energia de Paulo Odone. “Estou muito honrada em receber esta homenagem da minha cidade”, finalizou.

Claudio Sebenelo (PSDB) observou que se vive um momento de culto à ignorância e que se sentia feliz em homenagear uma artista talentosa, que com seu trabalho tem produzido o milagre da arte em diversas formas. Margarete Moraes (PT) lembrou as dezenas de exposições individuais da artista e tantas outras coletivas em diversas partes do mundo, como no Canadá, Japão, Estados Unidos e Europa. Newton Braga (PP) disse que as tecnologias ficam defasadas a cada momento, mas a arte é um dos valores permanentes e as obras de Maria Inês ficarão para sempre. 

Ao encerrar a solenidade, a vereadora Maria Celeste (PT) disse que a Casa se sentia orgulhosa em prestar uma singela homenagem a uma artista consagrada. Também participaram da homenagem, familiares, amigos e representantes da Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas e do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs).

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)