Sessão Solene

Massolin de Fiori Società Taliana é homenageada

Entidade busca divulgar tradições italianas  Foto: Matheus Piccini
Entidade busca divulgar tradições italianas Foto: Matheus Piccini (Foto: CMPA)
A Massolin de Fiori Società Taliana, entidade que reúne imigrantes italianos e seus descendentes no sul do país, recebeu, nesta terça-feira (9/6), o Diploma de Honra ao Mérito outorgado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A entidade, que foi fundada em 14 de dezembro de 1989, fica na Avenida Carlos Barbosa, 590, Bairro Medianeira, em Porto Alegre, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de caráter cultural, social, esportivo e beneficente destinada a divulgar a cultura italiana. A homenagem foi proposta pelo vereador Idenir Cecchim (PMDB), que lembrou a trajetória da Massolin neste um quarto de século de existência.

Cecchim destacou a preservação das origens “como as cantorias e dos jogos como o quatrilho e a bocha”, bem como a central de idiomas e traduções da língua italiana. Um dos pioneiros na pesquisa sobre a colonização italiana e seus costumes no Rio Grande do Sul, frei Rovilio Costa, foi lembrado pelo vereador. Rovilio, que morreu em 2009, também foi um dos grandes colaboradores da entidade.

O Diploma de Honra ao Mérito “representa a integração que a Massolin proporciona, unindo os colonizadores para a preservação da cultura e dos costumes da Itália”, disse Cecchim, justificando a homenagem. Já o vereador João Nedel (PP) destacou a influência do coral Massolin de Fiori no cenário musical, de repertório italiano, no Rio Grande do Sul.

Agradecimentos

Presidente do conselho deliberativo, Agenor Casaril lembrou que o vereador Cecchim esteve presente na criação da Massolin, recordando os primeiros encontros para a formação da associação e seus componentes. “Foi no salão paroquial da Igreja Santo Antônio que a Massolin foi constituída”, disse Casaril. A ideia era juntar os descendentes de Porto Alegre e fazer um diagnóstico da colônia italiana na capital gaúcha. Destacou ainda a aproximação e a participação dos italianos na cultura gaúcha. “Os italianos também cultuam a tradição daqui e a prova disso é que a maior concentração de CTGs está na região serrana, berço dos colonizadores”. Finalizou dizendo que a associação está aberta para receber a comunidade e se trata de um referencial para a pesquisa de qualquer pessoa, mesmo não sendo associada.

O cônsul Nicola Occchipinti, em nome do governo italiano, agradeceu à Câmara pela homenagem, saudando os 25 anos da Massolin de Fiori como “fiel representante dos laços culturais que unem o Rio Grande do Sul à Itália”. A sessão foi presidida pelo vereador Bernardino Vendruscolo (PROS).

Texto: Flávio Damiani (reg prof 6180)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)