Educação Política

Memorial expõe projetos para pesquisadora da Assembléia

Plenária é um dos projetos do Memorial Foto: Camila Domingues
Plenária é um dos projetos do Memorial Foto: Camila Domingues

O Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu, na segunda-feira (11/8), a visita da chefe do Setor de Memorial da Assembléia Legislativa, Maria Conceição Rocha Gonzalez. O objetivo foi conhecer os projetos educativos desenvolvidos pela Câmara. Segundo a pesquisadora, a experiência do Legislativo da Capital é inspiradora para a Assembléia.

O coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, lembrou a Maria Conceição que, diferentemente da Câmara, o projeto educativo da Assembléia é desenvolvido por setores diversos. "Facilitaria a unidade pedagógica a definição de fins e objetivos comuns à ação educativa”, salientou. “Não se trata de oferecer apenas visitas orientadas, mas ações educativas concatenadas com os conteúdos escolares.”

Barcellos salientou a importância do trabalho educativo desenvolvido pelos Memoriais, "Não há memória sem transmissão, e a educação é o caminho para a preservação da história institucional, daí o valor da iniciativa da Assembléia", afirmou.

Projetos

Criado em 1994, o Memorial da Câmara é responsável por realizar, elaborar e desenvolver projetos de educação política e de história política do Legislativo Municipal. A organização de exposições sobre temas históricos e culturais agendadas pela Mesa Diretora e pelos vereadores também faz parte dos trabalhos da seção.

Os projetos educativos do Memorial da Câmara são: Visita Orientada, Aula na Câmara (palestra sobre o papel do Legislativo e temas históricos), Câmara vai à Escola (palestras nas escolas), Exposições Itinerantes (emprestadas a escolas e instituições) e Sessão Plenária do Estudante, na qual alunos de 7ª série em diante simulam uma sessão de vereadores, apresentando e votando projetos. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente. Informações: (51) 3220-4318 e 3220-4187.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)