SEGURANÇA

Moção de Apoio à Regulamentação da Polícia Penal é encaminhada autoridades

Aprovada por unanimidade Moção de Apoio ao Processo de Regulamentação da Polícia Penal no Rio Grande do Sul
Aprovada por unanimidade Moção de Apoio ao Processo de Regulamentação da Polícia Penal no Rio Grande do Sul

Aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores a Moção de Apoio ao Processo de Regulamentação da Polícia Penal no Rio Grande do Sul protocolada pelo vereador Alexandre Bobadra (PSL) com o objetivo de sensibilizar os deputados estaduais a agilizarem a matéria.

A proposta está sendo entregue ao governador e ao vice-governador do Estado, ao presidente da AL, ao secretário Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, ao superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe) e à Associação dos Servidores Penitenciários do RS.

A criação da Polícia Penal, incluída no rol das polícias do artigo 144 da Constituição Federal em 2019, trouxe diversos benefícios para a segurança pública, mas ainda aguarda aprovação do Parlamento gaúcho, apesar de sua reconhecida importância.

Já regulamentada em diversos estados, pretende assegurar a unificação na carreira no que tange a treinamento, estrutura, remuneração, direitos e garantias, equiparando os Policiais Penais gaúchos aos membros das demais polícias brasileiras sem impacto financeiro ou conflito de competência.

A regulamentação da Polícia Penal trará maior eficiência à administração pública e valorização aos mais de 5 mil servidores. É fundamental acelerar a conclusão dessa luta histórica dos agentes penitenciários que se mantém estancada no RS. A categoria está mobilizada e promete intensificar o contato com os deputados.

Como demonstrada em manifestação nesta terça-feira (18), a categoria está mobilizada e promete intensificar o contato com o governador e deputados, sendo que o texto de regulamentação sequer foi protocolado, pois ainda encontra-se sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).