Sessão Solene

Mohamed Mutlaq é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Mohamed Parrini
Mohamed e Mônica exibem o título do mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal entregou hoje (8/12), em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha, o título de Cidadão de Porto Alegre ao economista Mohamed Fayeq Parrini Mutlaq. A distinção foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP).

Mônica ressaltou que há 15 anos Porto Alegre tem a sorte e o privilégio de contar com o trabalho, a disponibilidade, expertise e visão de mundo de Mohamed Parrini Mutlaq. “Por meio da concessão do título de Cidadão de Porto Alegre, a Câmara Municipal da Capital do Rio Grande do Sul reconhece uma sólida caminhada feita por um versátil profissional que por aqui chegou no ano de 2007”, disse a vereadora.

Ela destacou o significado cultural que o nome do homenageado carrega. “Nosso homenageado traz em seu nome, um tanto diferente, a mistura cultural vinda de sua mãe, de origem italiana, e seu pai, palestino. "Tradições e crenças diferentes que se unem e formam famílias orgulhosas de suas histórias. Geram filhos com o DNA guerreiro e trabalhador que ajudam a construir e a desenvolver a terra que seus pais e avós escolheram para viver”, disse Mônica.

Segundo Mohamed, ele representa, junto aos demais executivos que estavam na homenagem, uma instituição, o Hospital Moinhos de Vento, com mais de 8 mil pessoas. Ele também falou sobre sua trajetória profissional. “Há 15 anos, em 2007, minha esposa Marcela e eu desembarcamos definitivamente em Porto Alegre. Viemos para um chamado, um desafio trazido por uma das mais queridas e importantes instituições gaúchas, o Hospital Moinhos de Vento”, recordou.

“Se eu pude contribuir de alguma forma com essa cidade, tudo aquilo que dei é infinitamente menor do que Porto Alegre me deu”, afirmou Mohamed. De acordo com ele, a Capital é uma cidade receptiva e alegre, uma terra de oportunidades, carinho e trabalho.

História

Nascido no Rio de Janeiro, Mohamed tem 48 anos. É economista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Filosofia pela PUCRS na área de Metafísica e Epistemologia com especialização executiva pela Harvard Business School e ênfase em Estratégia, e também pelo MIT Sloan, com ênfase em Inovação. Atualmente, é superintendente executivo (CEO) da Associação Hospitalar Moinhos de Vento. Ingressou no Moinhos em 2007, como superintendente administrativo e financeiro, tendo atuado posteriormente também como superintendente de operações e finanças.

Antes de se tornar CEO, realizou a reestruturação patrimonial da instituição e sua reengenharia econômico-financeira, garantindo a capacidade de investimento e a retomada do crescimento. Foi a partir desta etapa que a instituição pode novamente planejar seu ciclo de expansão com o lançamento de novas instalações, negócios e projetos. Quando Mohamed ingressou no Moinhos, eram cerca de 1.800 colaboradores. Hoje, ele comanda uma estrutura com mais de 4.500 colaboradores e 3.500 médicos em seu corpo clínico.

Texto

Josué Gracia (Estagiário de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)