Presidência

Moradores de Alvorada reclamam de pontos de ônibus

Perroni quer terminais mais próximos da Praça Rui Barbosa Foto: Fernanda Fell
Perroni quer terminais mais próximos da Praça Rui Barbosa Foto: Fernanda Fell

Em reunião com a presidente da Câmara, vereadora Maria Celeste (PT), a União das Associações dos Moradores de Alvorada (Uama) solicitou, nesta terça-feira (9/10), ajuda do Legislativo de Porto Alegre para solucionar problemas relativos aos pontos de ônibus daquela cidade que fazem parte do Terminal Rui Barbosa, no centro da Capital. O local está interditado para as obras do Camelódromo que será construído pela Prefeitura de Porto Alegre.

De acordo com o presidente da Uama, Gilberto Perroni, os pontos provisórios foram instalados em locais sem estrutura adequada na Rua Chaves Barcelos. “Não colocaram abrigos para as pessoas, sem contar a questão da falta de segurança, que também é preocupante”, ponderou. Perroni ressalta que Alvorada é uma cidade dormitório e que “os trabalhadores do município têm este direito”.

A entidade reclama que não foi consultada pela prefeitura sobre os pontos provisórios. Segundo seus diretores, a Metroplan, órgão que regulamenta o setor de transporte na Região Metropolitana, também não foi consultada nesta questão. “Uma das nossas sugestões é que os pontos fiquem mais próximos do Terminal Rui Barbosa, junto à avenida Júlio de Castilhos”, destaca Martha Viana, vice-presidente da Uama e representante do Conselho Municipal de Transportes de Alvorada.

Maria Celeste ressaltou que vai solicitar uma audiência com o prefeito José Fogaça para tratar do assunto. “Temos que buscar diálogo entre os responsáveis da obra e os representantes dos moradores e órgãos públicos das cidades interessadas, como Alvorada, Viamão e Guaíba”, disse ela. Segundo a Uama, seis linhas de ônibus foram deslocadas do Terminal Rui Barbosa.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)