Plenário

Nome de rua na Vila Nova homenageia ex-assessor da Câmara

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel.
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP) que denomina Rua Walton Pontes Carpes o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Quatro Mil, Quinhentos e Setenta e Quatro, localizado no Bairro Vila Nova. Se virar lei, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: Católico e pai de família exemplar.

Walton nasceu no dia 14 de novembro de 1937 em Santa Maria (RS), falecendo em 18 de agosto de 2018, aos 80 anos. Foi professor, psicanalista, administrador, comerciário, músico, assessor político, católico atuante e cadete da Brigada Militar. Foi membro do Lions Club e do Rotary Clube, sendo, inclusive, fundador e presidente do Rotary Glória/Teresópolis. 

Atuou também como assessor político na Câmara Municipal de Porto Alegre. Trabalhou por mais de 20 anos como chefe do gabinete do vereador Nedel, que relata que Walton realizou um trabalho exemplar. "Profundo conhecedor do regimento da Casa Legislativa Municipal, Walton foi coautor, ao meu lado, de muitos projetos de lei para a cidade de Porto Alegre”.

“Sua competência e conhecimento se tornaram famosos na Câmara. Não raro, sua sala era ocupada por vários funcionários da Casa, de todas as correntes ideológicas, que buscavam informações, conselhos e aprendizado. A eles, o “seu Carpes” dedicava sempre muita atenção e cordialidade”, afirma Nedel, que conclui: “Em seus comandados, ele inspirava respeito e admiração, não só por seu conhecimento, mas especialmente por sua maneira de liderar o grupo, sempre com firmeza dócil e com justiça”.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)