Sessão Solene

Norma Machado recebe Troféu da Câmara

  • Entrega do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Norma Helenita Aniola Machado. N foto: presidente do Lions Club Porto Alegre bento Gonçalves, Nair Isolan; vereador proponente Luciano Marcantônio; homenageada Norma Machado; governadora do Lions Clube LD3, marilene de Oliveira
    A pedagoga e psicóloga exibe o troféu entregue pelo vereador Marcantônio (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Entrega do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Norma Helenita Aniola Machado
    Diversos voluntários do Lions Clube prestigiaram a homenagem a Norma (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O Legislativo da Capital realizou, na noite desta sexta-feira (24/3), sessão solene de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à pedagoga e psicóloga Norma Helenita Aniola Machado. A homenagem, proposta pelo vereador Luciano Marcantônio (PTB), foi prestigiada pela presidente do Lions Clube Porto Alegre Bento Gonçalves, Nair Isolann, e pela governadora do Lions Clube Distrito LD3, Marilene Oliveira.

Em seu discurso, Marcantônio destacou que foi o trabalho social que o uniu à homenageada. “Norma apoia constantemente as pessoas em situação de vulnerabilidade, por vezes sacrificando seu tempo com a família em prol da comunidade”, disse, lembrando também da atuação de seu avô, que, com a mesma dedicação, possuía inúmeras ações sociais no Lions.

O vereador lembrou ainda do período em que foi secretário municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre. “Quando fui secretário conseguimos abrir o primeiro restaurante popular da Capital, além de iniciarmos um projeto de acolhimento aos imigrantes, o que nos levou a ser reconhecidos pela revista Voto”, enfatizou. Ele ressaltou que essas ações tiveram importante colaboração de Norma, descrita por ele como seu anjo da guarda. 

Ao fim de sua manifestação, Marcântônio leu um texto, intitulado Velhice, abordando que a juventude não é uma fase da vida, é um estado de espirito, um reflexo da vontade e uma característica da imaginação, e concluiu: “Tu, Norma, sempre serás jovem e iluminada. Que continues a ser um instrumento de Deus para fazer essas ações”, afirmou.

Após receber o troféu, Norma destacou que, para aceitar o que lhe é ensinado, é preciso humildade. “Para a vida valer a pena e ter valor, devemos ter conhecimento de si próprios. Para a doação, precisamos de muito amor, e é esse sentimento que me move e que me faz trabalhar pelo meu semelhante”, disse.

A homenageada também declarou não se sentir merecedora da honraria. “Inúmeros companheiros e companheiras do Lions também deveriam receber esse tipo de homenagem. Só quero que saibam que não me sinto, por nenhum momento, cansada quando estou na vila, dando uma palavra, um abraço e um apoio aos que precisam”, finalizou rogando a Deus amparo para seguir adiante.

Trajetória

Norma Helenita Aniola Machado nasceu em 1942, na cidade de São Luiz Gonzaga (RS), e chegou a Porto Alegre em 1958. Formou-se pedagoga pela Faculdade Porto-Alegrense (Fapa) em 1975 e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), com especialização em Psicologia Clínica e Escolar. Na sua atividade profissional, atende as comunidades carentes, respeitando e nunca esquecendo o juramento profissional de contribuir e colaborar com as pessoas que realmente necessitam de ajuda.

Troféu

Tradicionalmente, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é conferido às pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da Capital, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento humano.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)