Comissão especial

Novo terminal do Salgado Filho não ficará pronto para a Copa

As obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estarão parcialmente concluídas em 2014. A finalização total irá ocorrer somente em meados de 2016. O novo terminal e pátio de aeronaves serão construídos em duas etapas, mas com o volume de obra que estará pronto até o campeonato mundial de futebol, as instalações serão suficientes para atender a demanda de turistas que virão à Capital. Essa foi a principal informação prestada aos vereadores da Comissão Especial de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 pelo superintendente do Salgado Filho, Jorge Erdina, na reunião externa da comissão realizada nesta quarta-feira (20/04).

Erdina explicou que a licitação para o projeto executivo da obra de construção do novo terminal e pátio de aeronaves deverá estar concluída em agosto de 2011. A licitação para as obras propriamente ditas somente correrá em 2012, com o começo das operações em 2013. A despeito desses prazos, o executivo garantiu que existem áreas ociosas do terminal 1 que estão sendo ativadas em paralelo com a reativação do antigo terminal, o número 2, que já está operacional. Somente essas alterações permitem aumentar o fluxo de passageiros em 100% num curto prazo, disse ele.

Pista

Outra preocupação dos vereadores, a expansão da pista, em mais 950 metros – para permitir vôos intercontinentais sem escalas com aviões em plena carga –, depende muito mais de atos da prefeitura, como a conclusão de remoções de 1,5 mil famílias na área da Vila Dique e da Vila Nazaré, além de algumas desapropriações e desafetações, que são as liberações de equipamentos públicos como praças, canteiros e terrenos de propriedade do município. Outro entrave que diz respeito à prefeitura é a liberação de obstáculos físicos na rota da pista, como grupos de árvores, o que depende de licença da Smam.

Depois que todos esses entraves estiverem resolvidos é que a Infraero irá definir se realiza licitação para a extensão da pista ou constrói em parceria com o Exército. Entretanto, de acordo com Erdina, a área de engenharia militar assumiu muitas obras no país e talvez não tenha condições de tocar mais essa. O mais provável é que a Infraero abra edital para prolongar a pista via iniciativa privada. Erdina disse ainda que a licitação para a compra dos equipamentos ISL, que permitem a operação do aeroporto em situação de baixa visibilidade ocasionada por neblina, também está bem encaminhada.

Cargas

Erdina informou ainda que a nova estrutura do aeroporto prevê um grande terminal de cargas, cuja licitação está em andamento, um novo sistema de tanques de combustíveis para aeronaves, capaz de abastecer os equipamentos, mesmo diante de uma paralisação de fornecimento de dez dias, mais cinco mil vagas de estacionamento, totalizando dez mil veículos, e uma torre de controle inteiramente nova, que será erguida junto à nova área de cargas.

Participantes

O presidente da Comissão Especial, vereador Airto Ferronato (PSB), garantiu que os entraves pertinentes ao município serão cobrados da prefeitura. Adeli Sell (PT) solicitou melhorias no terminal antigo, que apesar de reativado tem problemas de iluminação, prestação de serviços e de sinalização. Participaram ainda da reunião os vereadores Tarciso Flecha Negra (PDT), Carlos Todeschini (PT), Dr. Raul Torelly (PMDB), Reginaldo Pujol (DEM) e Paulinho Rubem Berta (PPS). O superintendente regional da Infraeo para o Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Carlos da Silva Souza, também esteve presente na reunião.

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)